Notícias
HFA homenageia aviadores com medalhas e desfile
Brasília, em 28/10/2021 – Para comemorar o Dia do Aviador, o Hospital da Forças Armadas (HFA) realizou, na manhã desta quarta-feira (27), uma solenidade em homenagem a todos os “filhos altivos dos ares”. A cerimônia contou com a leitura da Ordem do Dia (OD) do Comandante da Força Aérea alusiva à data; com a entrega de Condecorações a militares das 3 Forças Armadas; e com um desfile em continência ao Comandante Logístico do HFA, General Ricardo Rodrigues Canhaci.
A solenidade teve início com o canto do Hino Nacional e prosseguiu com a leitura da saudação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que exaltou os homens e mulheres que compõem as Asas que protegem o País. “Por meio dessas asas que, além das missões subsidiárias e de cooperação ao desenvolvimento nacional, defendemos o país. Isto representa nossa missão síntese: aquilo que somente nós poderemos fazer.” destacou o Comandante da Aeronáutica.
Presidindo a cerimônia, o General Canhaci, dirigindo-se aos presentes, fez um paralelo da coragem que os aviadores tiveram que ter na busca pela inovação e para sair do lugar comum, com a perseverança e a necessidade de não ter medo de buscar o algo novo, que caracterizaram os servidores na batalha contra a pandemia. O General destacou também que tanto os aviadores como os médicos são “motivados pela convicção de que estão fazendo o bem para a humanidade."
Ressaltou que naquele mesmo dia, o HFA estaria recebendo mais de 1.000 pessoas em busca de tratamento e que a vitória só é possível por conta da inovação, do seguir regras teóricas, e do rigor na segurança, que é voltada ao cumprimento de protocolos.
Em seguida, 18 militares foram agraciados com as Medalhas do Mérito Desportivo Militar, Medalha da Vitória, Medalha Militar de Prata com passador de prata, Medalha Militar de Bronze com passador de bronze, Medalha Corpo de Tropa com passador de ouro, Medalha Corpo de Tropa com passador de bronze e Medalha Marechal Trompowsky.
Após ser agraciado com a Medalha do Mérito Desportivo, o Primeiro-Tenente Médico Leonardo Martins Mota Moraes, disse que é sempre gratificante ser reconhecido. Disse que já participou de duas olimpíadas e que a premiação mostra o reconhecimento do Ministério da Defesa ao desporto militar. “Quando a gente escolhe a carreira militar, buscamos melhorar todos os dias e ao ser reconhecido pelos superiores por todo esforço a sensação é indescritível e serve de incentivo para que se mantenha em um padrão elevado.”
Além do doutor Mota, foram agraciados com a Medalha da Vitória:
- Capitão de Fragata Hemerson dos Santos Luz;
- Tenente-Coronel Jorge André Ferreira da Silva;
- Tenente-Coronel Alessandro de Sá Barbosa;
- Major Daniela Bonenberger Behm;
- Subtenente Rogério de Moraes;
- Subtenente Fabrício Faedda;
- Subtenente Claudio Francisco de Lima Filho;
- Subtenente Cláudio Souza Cardozo dos Santos;
- Subtenente Luiz Fernandes Sessa; e
- 1º SARGENTO Damião Ribeiro Alves.
Além destes, o Capitão Leonardo Paixão da Silva e o Primeiro-sargento Raimundo Soares Paz Junior foram agraciados com a Medalha Militar de Prata com passador de prata como reconhecimento pelos mais de 20 anos de serviço prestado. O Capitão Márcio de Campos e Silva recebeu a Medalha Militar de Bronze com passador de bronze por completar mais de 10 anos de bons serviços prestados. E o Primeiro-sargento Agnaldo Aparecido Gohering e o Segundo-sargento Patrick Pimentel Rodrigues receberam as Medalhas Corpo de Tropa com passador de ouro e Bronze, por contarem, respectivamente, com mais de 20 e 10 anos de serviço em Organização Militar de tropa do Exército Brasileiro.
Por fim, o Subtenente Hamilton Cesar Ibanez Vedooto e o Subtenente Samuel Souza Amaral receberam a Medalha Marechal Trompowsky com passador de bronze em reconhecimento pela prestação de serviços relevantes ao sistema de educação e cultura do Exército, como docentes em estabelecimento de ensino.
Encerrando a cerimônia, a tropa composta por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, comandados pelo Tenente-Coronel Médico Kleber Cavalcante, realizou um desfile emocionando por marcar, de maneira simbólica, o reinício da normalidade no Hospital da Forças Armadas.
A cerimônia, foi prestigiada, ainda, por servidores, civis e militares, do Hospital da Forças Armadas e por parentes e amigos dos agraciados e dos aviadores homenageados. Para a Sargento da Força Aérea Fabiana Sotero, que trabalha no HFA há três anos como assistente de enfermagem, é uma honra muito grande atuar em um hospital que atende alta complexidade, em tempo de pandemia, e poder propor um bem estar ao paciente e ajudar os médicos no diagnóstico. Para ela, o seu momento mais marcante foi ter ficado gestante durante a pandemia, porém, ressaltou que o HFA lhe proporcionou todo apoio até que pudesse tomar todas as vacinas e retornar ao trabalho.
Parabéns à Força Aérea Brasileira! Asas que protegem o País!
Por comandante Cleber Ribeiro
Fotos: SD P. Gabriel
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO HFA