Notícias
HFA comemora o Dia do Soldado com medalhas, promoções, juramento à Bandeira, e homenagem à Servidora Civil
Brasília (DF), 02/09/2021 – Em uma manhã ensolarada, de vento ameno e aura de gratidão, foi realizada nesta quinta-feira (2), no Hospital das Forças Armadas, a Cerimônia de Entrega de Medalhas para Oficiais e Praças; Promoção de Oficiais do Exército; prestação do Compromisso de Oficiais promovidos ao Primeiro Posto do Exército e da Força Aérea Brasileira; e homenagem a Servidora Civil Maria Cândida, em fase de aposentadoria, após mais de 49 anos de serviço no Hospital. O evento contou com a presença do Tenente-Brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira, Ministro do Superior Tribunal Militar; do Comandante Logístico, General Ricardo Rodrigues Canhaci; do Diretor-Técnico de Saúde, Brigadeiro Médico Geraldo José Rodrigues; e do Diretor-Técnico de Ensino e Pesquisa do HFA, Almirante Vicente Garcia Ramos.
A cerimônia teve início com a Banda de Música do Comando Militar do Planalto (CMP) executando os acordes de Francisco Manuel da Silva, e com os presentes entoando a letra de Osório Duque Estrada do Hino Nacional Brasileiro, quando foi possível sentir o orgulho contido no peito de cada um ali presente. E prosseguiu com a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército alusiva ao Dia do Soldado pela Primeiro-Tenente Anelise Bernadete Melo Cobucci.
“Contar os seus feitos requer imenso esforço de concisão. Não há eloquência capaz de fazer sua figura ainda maior. Seu principal atributo foi a simplicidade na grandeza!” Com essas palavras o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira iniciou a sua Ordem do Dia alusiva ao Dia do Soldado. Destacando a trajetória, de cadete a Marechal, do Duque de Caxias, o Comandante disse que foi na caserna que Caxias teve forjadas suas admiráveis virtudes e que graças ao soldado, contamos com um Exército forte, capaz e coeso, respeitado nacional e internacionalmente, cuja história funde-se de maneira indissolúvel com a própria história da Nação brasileira. E acrescentou que o Exército Brasileiro se moderniza e se transforma continuamente, inserindo-se na Era do Conhecimento e ajustando-se às demandas das novas gerações.
O General Paulo Sérgio encerrou suas palavras enaltecendo os militares. "Soldado brasileiro, parabéns pelo seu Dia! Orgulhe-se, pois sua alma singela é, e sempre será, de têmpera forte como o aço da invicta espada de Caxias!”, exortou.
A seguir, tiveram início às homenagens a Servidora Maria Cândida Custódio Mota, da Seção de Radiologia do HFA, em razão da sua aposentadoria. O Subtenente Luiz Fernando Fernandes Sessa, integrante da equipe de radiologia, local de trabalho da servidora, destacou a total entrega e entusiasmo revelado pela servidora. E o dinamismo, a proatividade, a versatilidade, inteligência e o seu comprometimento.
“O seu alto grau de interesse, paciência, cordialidade e entrega ao trabalho, fizeram com que Candinha, como carinhosamente é chamada pelos colegas, se destacasse entre seus pares, tornando-se um exemplo a ser seguido”. Destacou o Subtenente.
Em seguida, o General Canhaci, acompanhado do Brigadeiro Geraldo, entregou uma placa e a Referência Elogiosa à servidora, que estava visivelmente emocionada.
Dando sequência à cerimônia, foram concedidas 36 medalhas. Sendo realizada a entrega da Medalha do Ordem do Mérito Militar ao Coronel de Infantaria Arnaldo Bezerra de Miranda Junior pelos notáveis serviços prestados ao país e por ter se distinguido no exercício da sua profissão. Foram concedidas, também, 20 Medalhas Militares de ouro, prata e bronze pelos 30, 20 e 10 anos de serviços prestados; 2 Medalhas “Corpo de Tropa com passador de prata”, para aqueles militares que serviram por mais de 15 anos em Organizações Militares (OM) de corpo de tropa do Exército Brasileiro; 3 Medalhas do Pacificador aos militares que se tornaram credores de homenagem especial da Instituição; e a Medalha do Serviço Amazônico para os militares que serviram naquela região com brilhantismo e competência. Além de 9 Medalhas “Sargento Max Wolff Filho” para os militares que evidenciaram características e atitudes como o sentimento do dever, desprendimento, espírito militar e proficiência que notabilizaram o insigne sargento que dá nome à condecoração.
Entre Homens e Mulheres. Oficiais Superiores, Intermediário e Subalternos. Do Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), foram promovidos 29 oficiais, sendo 25 do EB e quatro da FAB.
Esta parte da cerimônia foi marcada pela presença do General Ricardo Rodrigues Canhaci; do Brigadeiro Médico Geraldo José Rodrigues; e do Almirante Médico Vicente Garcia Ramos cumprimentando os promovidos, com destaque para o Tenente-Brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira, convidado da Primeiro-Tenente Anamaria de Araújo Falcão Amaral.
“Perante a Bandeira do Brasil e pela minha honra, prometo cumprir os deveres de oficial do Exército Brasileiro / Força Aérea Brasileira. E dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria”. Com estas palavras, os Oficiais promovidos ao seu primeiro posto prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional. Ato que simboliza a ascensão do militar ao oficialato e materializa a renovação dos votos de cumprimento dos deveres e dedicação à Pátria.
Por fim, o Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, General Ricardo Rodrigues Canhaci, dirigiu a palavra aos homenageados e destacou todo o reconhecimento que as Forças Armadas tem para com os seus membros.
Inicialmente, se dirigindo a Sra. Maria Cândida, homenageada que se despedia após quase 50 anos de serviço, agradeceu pelo seu trabalho e pelo empenho na realização das suas tarefas disse que o HFA possui mais de 2.300 Servidores Civis e que ela simbolizava o aspecto mais forte e marcante do Hospital, que é o sentimento de união.
Destacou também que o HFA atua como um Comando Conjunto, por meio da interoperabilidade entre um General, um Brigadeiro e um Almirante e ressaltou que o Hospital chegou a ter 116 pacientes internados por conta da pandemia e que hoje este número é de 21. Isto possibilitou a oportunidade de servir ao próximo.
Dirigindo-se ao promovidos e agraciados falou do valor da conquista, destacando que os militares estavam alcançando aqueles reconhecimentos por mérito.
E, no tocante ao compromisso dos oficiais promovidos ao primeiro posto citou que era provável que mesmo os militares mais antigos tenham rememorado o seu juramento. E sintetizou dizendo: “Este compromisso torna-se realidade no dia a dia do Hospital. Em cada plantão, em cada atendimento, em cada processo administrativo conduzido, em cada atividade meio e atividade fim.”
E assim, com as honras regulamentares, a cerimônia foi encerrada.
Por Comandante Cleber Ribeiro
Fotos Cb Narcizo e Sd Gustavo Costa
Assessoria de Comunicação do HFA