Notícias
HFA apoia Novembro Azul
Brasília-DF 17/11/2021 – O mês de novembro é consagrado como o período em que se celebra o “Novembro Azul”. Campanha iniciada em 2003 na Austrália. O foco da campanha está em alertar a sociedade, sobretudo os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Em apoio ao Novembro Azul, a Clínica de Urologia do Hospital das Forças Armadas (HFA) vai realizar, no próximo dia 23 de novembro, uma palestra voltada para conscientização do diagnóstico precoce desta patologia, o papel do Urologista durante o acompanhamento e demais informações voltadas ao tema. A Clínica ainda disponibilizará, na última semana de novembro, 40 vagas para realização de exames de PSA e de toque.
Segundo o Primeiro Tenente médico urologista Caio Borduque, o Câncer de Próstata se desenvolve devagar e de forma indolente, não apresentando nenhum tipo de sintoma em sua fase inicial, o que para o Tenente é ainda mais determinante para que exames de rastreamento sejam realizados. “É justamente nessa fase que é importante detectar a presença e o começo da doença”, afirmou.
Borduque destaca que é o momento em que é observada a importância da detecção prévia do câncer, pois, para ele, o paciente que é submetido aos exames precocemente, possui chances reais de cura. “É um exame muito simples para uma causa muito nobre”.
Os exames realizados para a detecção inicial do Câncer de Próstata são o PSA (exame de sangue detalhado para se diagnosticar alteração de uma proteína produzida pela próstata) e o de toque. O Tenente ressaltou que em alguns casos, mesmo com a incidência do câncer, o paciente realiza o PSA e a alteração não é detectada, o que se faz necessário o exame de toque, sendo possível por este último verificar a textura e a alteração ou não do tamanho da próstata. “Nesses dois exames conseguimos ter uma base em pacientes que merecem uma investigação mais detalhada” Afirmou o Tenente.”
O médico destacou ainda as formas de tratamento que existem após o diagnóstico positivo para o Câncer de Próstata. Segundo ele, existe o procedimento cirúrgico para a retirada da próstata, recomendada para pacientes de até 75 anos, dependendo da situação e caso o mesmo queira ser submetido a cirurgia, ou o tratamento radioterápico, também com intenção de cura, associado a aplicação de injeções. Em ambas as situações a avaliação médica sobre a melhor forma de tratamento é imprescindível.
Segundo o Oficial, é recomendado que homens que possuem uma herança genética, ascendência familiar favorável a este tipo de câncer, comecem a realizar os exames a partir de 45 anos de idade. Nesta mesma situação, observa-se o fator racial, pois o médico salienta que, estatisticamente, grande parte de pacientes que são acometidos pelo Câncer de Próstata são negros, inclusive na sua forma mais agressiva.
O Tenente afirma que não existe um fator específico para isto, mas ressalta que segundo dados estatísticos, essa condição, torna-se um outro fator de risco.
A Clínica de Urologia do HFA irá ministrar no próximo dia 26 de novembro, às 10h da manhã, no auditório do Hospital, uma palestra de conscientização com temas voltados para a prevenção do Câncer de Próstata. Serão abordados na palestra pontos voltados para a campanha Novembro Azul no HFA, como a função do Urologista no acompanhamento do paciente e a importância da realização dos exames.
No final do evento, a Clínica de Urologia do HFA irá disponibilizar exames de PSA para os interessados, a Clínica ofertará na última semana do mês de novembro 40 vagas para realização de exames de PSA e de toque, além das consultas que já estão previamente agendadas.
Ao final da palestra basta o paciente se dirigir a clínica, fornecer seus dados e retirar a guia de seu exame, que se limitará a quantidade de vagas ofertadas.
Por 2º Tenente Santos
Fotos: Cb Narcizo
Arte Foto: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/227820-novembro-azul-tecnologia-combate-cancer-prostata.htm
Assessoria de Comunicação Social do HFA