Notícias
Brigada de Incêndio do HFA ministra curso de combate a Incêndio para recrutas
Brasília, 01/06/2021 – Nos dias 01 e 02 de junho, a Brigada de Incêndio do Hospital das Forças Armadas (HFA), ministrou instruções de técnicas de combate a incêndio para os novos recrutas do Exército, recém-chegados no HFA. O objetivo da instrução, foi capacitar os militares a atuarem em situações de princípio de incêndio, reforçando o efetivo da brigada na tomada de ações pontuais. Durante a capacitação, além da parte teórica, os militares realizaram ações práticas simulando ocorrências reais de enfrentamento as chamas.
As instruções abordaram duas situações: uma delas, treinou os militares quanto ao manejo correto da mangueira de incêndio, instrução conhecida como “Bomba Armar”. Ocasião em que os militares foram instruídos quanto a montagem e a desmontagem do equipamento e as variadas posições para sua utilização no combate direto ao fogo. Já na segunda, foram apresentados alguns tipos de extintores e disseminadas informações quanto ao seu emprego diante de cada tipo de incêndio.
Para o Chefe da Brigada de incêndio do HFA, Rafael Henrique Alves, a instrução é de extrema importância, pois em situações de incêndio, a propagação das chamas ocorre rapidamente, sendo necessária a disposição de pessoal qualificado para iniciar o combate ao fogo. “Estamos começando esse trabalho com os recrutas; um trabalho de prevenção e capacitação. Essas ações podem fazer toda diferença em uma situação de sinistro aqui no HFA”. E completou dizendo que mais pessoas treinadas e capacitadas trarão mais qualidade e segurança para o público do HFA, que é um hospital referência em Brasília.
Por sua vez, o brigadista Erikles Macedo, que foi responsável pela instrução “Bomba Armar”, ressaltou a importância da capacitação da tropa e de pessoas qualificadas para proteção do Hospital em uma eventual situação de emergência. “Como tem acontecido muitos sinistros em vários hospitais, é importante que o HFA conte com pessoas qualificadas para guarnecer os pacientes e toda edificação”. Concluiu.
Já o Soldado Alex Vinícius Fernandes, participante da instrução, disse que seu sonho era entrar para o Exército, e que no decorrer do início de sua vida militar percebeu que a missão da Força é formar soldados que estejam prontos para o combate, seja ele qual for. “ Para mim a instrução foi muito interessante, pois em nossa rotina de serviço, caso aconteça alguma ocorrência de incêndio, somos nós, soldados em apoio a Brigada, que iniciaremos os procedimentos”. Finalizou.
A Brigada de Incêndio do HFA iniciou suas atividades no dia 1⁰ de abril e está à disposição para atender prontamente quaisquer ocorrências de princípio de incêndio que puderem surgir nas dependências do hospital.
Por Asp Rogério Santos
Fotos: Izaque Ripado
Assessoria de Comunicação Social do HFA
(61) 3966-2555