Notícias
Agência Transfusional do HFA: Doar Sangue é doar vida!
Brasília, 24/11/2021 – No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, neste norte, a Agência Transfusional do Hospital das Forças Armadas (HFA) vem realizando um trabalho primoroso no que tange a manipulação e organização das bolsas de sangue que o Hospital recebe do Hemocentro de Brasília, com o objetivo de suprir e atender todas as demandas de transfusão de sangue de seus pacientes. A Agência recebe do Hemocentro, duas vezes por semana, estoque de sangue para manter as transfusões internas do HFA e as dos Hospitais das Forças, por esta razão tem se empenhado em promover a divulgação da Semana Nacional da Doação de sangue, visando propagar a importância desta prática para que mais pessoas possam realiza-la.
Segundo a Chefe de Enfermagem da Agência Transfusional do HFA, Artemisa Torres, as bolsas de sangue que chegam do Hemocentro de Brasília ao HFA, são tipadas, ou seja, são realizadas as comprovações dos seus respectivos grupos sanguíneos, afim de que sejam compatibilizadas, para que fiquem em condições de serem transfundidas para os pacientes. Os testes sorológicos são realizados pelo Hemocentro.
No que tange as campanhas sobre a importância da doação de sangue, Artemisa diz que o HFA é um multiplicador importante do Hemocentro, para difundir ainda mais essa prática de doação pelo grande efetivo que pode vir dos Hospitais das Forças, e destaca como oportunidade para esse fim, a semana nacional da doação de sangue que acontece do dia 22 a 26 de novembro, cujo objetivo é estimular essa ação para que o maior número de pessoas compareçam ao Hemocentro para doarem sangue. “Multiplicamos a doação voluntária, não necessariamente para o mesmo grupo sanguíneo, mas para que o doador crie um laço com o Hemocentro”.
Já o Técnico em Hemoterapia, Clécio de Oliveira Araújo, disse que ao longo do ano e sempre que oportuno, a Seção busca realizar a captação de doadores para o Hemocentro, visando fazer com que o estoque da Agência continue abastecido.
Segundo ele, o paciente que precisa de uma reserva cirúrgica, ao deixar uma amostra de seu sangue, já é orientado quanto a doação, assim como de seus familiares e, da mesma forma, dos demais pacientes internados que recebem transfusão. “Conversamos com os familiares e entregamos folders do Hemocentro explicando sobre a importância da doação de sangue, pois o sangue que aquele paciente está recebendo precisa ser reposto”, finalizou.
Segundo dados levantados pela Agência Transfusional do HFA, menos de 2% da população brasileira doa sangue.
Para mais informações, entre em contato com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) por meio do telefone (61) 33274413, ou pelo telefone (61) 3966 2340 e fale com a Agência Transfusional do HFA.
Por 2º Tenente Santos
Fotos: Sd Gustavo Costa
Foto do Hemocentro de Brasília:
http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/?p=27503
Assessoria de Comunicação Social do HFA