Notícias
HFA inaugura nova Seção de Anatomia Patológica
Brasília, 12/02/2022 – A manhã desta sexta-feira (11) foi especial para o Hospital das Forças Armadas (HFA). Subordinado ao Ministério da Defesa (MD), o HFA inaugurou as novas instalações da sua Seção de Anatomia Patológica. Localizada em um prédio moderno, as instalações foram construídas dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e em conformidade com as boas práticas da medicina. Projetando no Hospital a possibilidade de tratar doenças e patologias de nível terciário. O Ministério da Defesa foi representado pelo seu Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues de Freitas
Prestigiaram a cerimônia de inauguração o General de Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante do Exército, Diretores de Hospitais Militares, autoridades civis e militares, servidores do Hospital e convidados.
Composta por uma equipe especializada, a clínica possui uma médica patologista, responsável pelos exames de biopsias, peças cirúrgicas e necropsias e, dois médicos citopatologistas, responsáveis pelos diagnósticos de exames citológicos, gerais e de colo uterino, além de técnicos que auxiliam nos demais procedimentos realizados pela clínica.
Em seu discurso, o General Canhaci ressaltou a importância da modernização da Seção de Anatomia Patológica, e destacou que é um trabalho bastante amplo, que envolve as mais variadas especialidades e demanda o uso de várias técnicas no desempenho do trabalho ali desenvolvido, exigindo espaços apropriados, dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e das boas práticas da medicina. “Depois quase 11 meses de obra estamos ofertando hoje um projeto de modernidade funcional que contribuirá para a melhoria do atendimento”. Disse o General.
A saúde do paciente é o objetivo maior no trabalho desenvolvido pela Seção de Anatomia Patológica. Desta forma, investir na aquisição de equipamentos de alta tecnologia e apoiar a equipe de médicos e técnicos, é fundamental para diminuir o agravamento de doenças e a ocorrência de óbitos. O estudo cuidadoso e preciso evita equívocos diagnósticos, recidivas e revisões de laudos.
A nova Seção de Anatomia Patológica do HFA foi contemplada com um projeto inovador de Tecnologia da Informação e, instalação de dois suítes independentes, o que permitirá um melhor desempenho no fornecimento de informações. E para o Comandante do Exército, ex-Comandante do HFA, disse que se sentiu honrado e agradecido pelo convite e ressaltou o orgulho de participar da inauguração de um projeto que foi semeado em sua gestão e que, segundo ele, “germinou”. Agradeceu ao General Canhaci, a Diretoria Técnica de Saúde do Hospital, na pessoa do Brigadeiro Médico Geraldo José, e da Doutora Filomena, Chefe da Anatomia, ao apoio dado pelo Ministério da Defesa, e a todo grupo de pessoas que tornaram esse sonho possível. “Temos com certeza uma instalação digna do Hospital das Forças Armadas”. Finalizou.
De acordo com a Chefe da Anatomia Patológica do HFA, Drª Filomena Carvalho, com as novas instalações, a Anatomia Patológica do Hospital estará preparada para se tornar um centro de diagnóstico avançado. “Temos a previsão para a instalação dos exames de imuno-histoquímica, indispensáveis para diagnósticos específicos. A nossa capacidade estará à altura da demanda do Hospital, tendo em vista que, o HFA tem a vocação de ser grande e, busca atender o tratamento de doenças e patologias de nível terciário”.
Uma nova Seção de Anatomia Patológica gera agilidade na emissão dos laudos e no estabelecimento da conclusão diagnóstica, com consequente redução do tempo de espera pelo paciente e pela equipe de saúde que o acompanha. Favorece ainda, a melhoria da formação técnica dos servidores, o aumento da capacidade e da qualidade dos exames realizados, com a consequente melhoria da assistência oferecida aos pacientes.
Há redução e otimização de custos; aumento da satisfação dos usuários, dos profissionais de saúde e maior agilidade na tomada de decisões. O conjunto dessas novas condições permite uma melhor adequação no cumprimento da legislação vigente e no atendimento às condições sanitárias.
A Anatomia patológica cuida da análise morfológica (macro e microscópica) de peças cirúrgicas, biópsias, líquidos e secreções do corpo humano, sempre com o objetivo de diagnosticar doenças e outras condições, buscando o diagnóstico preciso, o tratamento correto, em tempo adequado, permitindo um melhor prognóstico para o paciente.
Por 2º Ten Rogério Santos
Fotos: Sd Costa
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO HFA