Notícias
CLÍNICA DE NEFROLOGIA DO HFA REALIZA CAMPANHA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DO RIM
Brasília, 09/03/2023 – Nesta manhã de quinta-feira, a clínica de Nefrologia do Hospital das Forças Armadas (HFA), promoveu uma campanha sobre a prevenção, causas e principalmente a importância do diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC).
A Major (Médica) WANDA NICOLAU SARATY, responsável pela clínica de Nefrologia do HFA e membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), destacou que o foco e objetivo do evento é a prevenção das Doenças Renais, conscientizando os profissionais de saúde e pacientes da importância dos exames periódicos, com foco na realização dos exames de creatinina.
Há 17 anos a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, sempre contando com o apoio do Hospital das Forças Armadas. O tema abordado neste ano é: “Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para Todos”.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, “no Brasil, o número de pacientes com DRC (doença renal crônica) avançada é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.” A SBN destaca, ainda, que “a Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais, afetando uma em cada 10 pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população. Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos. Porém, em geral, a DRC não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina)”.
|
|
|
|
|
|
HFA: UNINDO FORÇAS PELA SUA SAÚDE!
Por 3ºSgt Karla Saunders
Assessoria de Comunicação Social (A Com Soc)
Hospital das Forças Armadas (HFA)
Fonte: https://www.sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/dia-mundial-do-rim-2022/