Notícias
O auditório situado na entrada A do bloco da administração do Hospital das Forças Armadas, foi denominado "Auditório “Sgt HOLLENBACH” , em homenagem ao 2º Sgt SILVIO DELMAR HOLLENBACH , o herói que salvou uma criança de 13 anos do ataque de ariranhas no zoológico de Brasília em 1977.
O auditório Sgt Hollenbach foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1979 e é palco de apresentações, palestras, formaturas e entrega de medalhas. O mesmo possui capacidade interna de 135 lugares e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
O ato de bravura do destemido Sargento é conhecido por muitos, por ter sido noticiado em diversos meios de comunicação na época, e lembrado até hoje. O ocorrido faz parte da história do Hospital das Forças Armadas, uma vez que o Sgt Holenbach fazia parte do efetivo do Hospital.
O 2º SARGENTO SILVIO DELMAR HOLLENBACH , era um militar do Exército Brasileiro, tinha 33 anos e cursava Agronomia na Universidade de Brasília – UNB.
Em passeio com a família no Jardim Zoológico de Brasília, presenciou o acidente da queda de um garoto de 13 anos no fosso das ariranhas e conseguiu salvá-lo dos ataques pulando no fosso, porém, morreu dias depois por infecção generalizada devido às mordidas dos animais.
Nesse fatídico dia, sem atender aos apelos de sua esposa e filhos que lhe vocavam freneticamente a não entrar naquele lago, lançou-se no mesmo heroicamente, decidido a salvar a criança. Com mais um estranho, os animais deixaram a primeira vítima e lançaram-se vorazmente ao Sgt Hollenbach que, em poucos minutos, antes mesmo de chegar socorro constituído por pessoas do próprio zoológico, já se encontrava lacerado em todo corpo e com violentas hemorragias. Levado ao HFA, ainda em sua plena consciência, perguntado o que o levara àquela atitude, o mesmo respondeu: “Eu não podia deixar uma criança ser devorada sem fazer nada."
No dia 24 de Agosto de 1979, também foi descerrada uma fotografia no saguão de entrada do Auditório, “IN MEMÓRIA” ao Sgt HOLLENBACH e durante a cerimônia foi lida uma poesia, de autoria do Ten Cel Med Aer - Dr. ERASTO TENÓRIO DE LIMA, especialmente composta para o evento.