Nossa História
O Hospital das Forças Armadas foi criado pelo Decreto nº 1310, de 08 de agosto de 1962, editado pelo Presidente do Conselho de Ministros, F. Brochado da Rocha, e assinado pelos ministros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, à época.
Com sede em Brasília e diretamente subordinado ao Estado-Maior das Forças Armadas, teve sua construção em dezembro de 1964. Finalmente, no dia 27 de março de 1972, teve sua inauguração, com as presenças do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, General-de-Exército EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI, do Excelentíssimo Senhor Ministro-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, General-de-Exército IDÁLIO SARDENBERG, do Diretor do Hospital, General-de-Brigada Médico GERALDO AUGUSTO D’ABREU e demais autoridades civis e militares.
O Boletim especial nº 1, de 27 de março de 1972 assinado pelo Diretor, o General-de-Brigada Médico GERALDO AUGUSTO D’ABREU, traduz o trabalho daqueles que, com grande sacrifício, se empenharam diuturnamente na sua construção. Diz, com emoção, em certo trecho, da alegria em vê-lo pronto, e de reconhecimento por tamanhas e honrosas participações.
“Quem olhar para o portento arquitetônico do Hospital das Forças Armadas, no alto desta colina cuja visão descortina a Capital Federal, não poderá, jamais, aquilatar a soma de sacrifícios, de luta, de entusiasmo que marcou na história desta Casa todos aqueles que nos precederam, numa harmoniosa prova de trabalho conjunto e persistente. Sejam para eles, Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e civis, que por aqui passaram, as nossas primeiras homenagens. Lembrá-los nesta hora é, sobretudo, um dever de gratidão. O tempo já apagou da memória dos presentes muitos dos seus nomes, muitas de suas fisionomias já se esmaeceram na lembrança, mas o seu ideal comum continua entre nós como uma mensagem de entusiasmo, de amor à causa pública e de vibrante patriotismo.”