Notícias
Heliponto do Palácio do Planalto volta a funcionar após mais de 14 anos
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), por meio de sua Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais, coordena neste sábado (14) uma série de voos de reconhecimento no heliponto do Palácio do Planalto. Os testes ocorrerão com o helicóptero VH-35, do Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira, e têm a finalidade de definir os novos parâmetros de aproximação, pouso e decolagem.
A partir das informações levantadas durante a operação deste sábado, será possível padronizar o circuito de tráfego para o heliponto, bem como os procedimentos de segurança de voo previstos para a operação aérea com o Presidente da República.
Após o recebimento da obra e os testes iniciais, o local será incluído definitivamente no conjunto de helipontos gerenciados pela Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais, que incluem o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto e o anexo do Palácio do Planalto.
A licitação foi publicada em abril deste ano no Diário Oficial da União e as obras foram conduzidas pela Secretaria de Administração da Casa Civil da Presidência da República.
Os estudos para adequação da área foram iniciados em 2023 e o projeto foi feito pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Como o terreno sofreu uma série de modificações e reformas desde sua última utilização, há mais de 14 anos, diversas análises foram realizadas para se adequar aos modelos de helicópteros presidenciais.