Notícias
GSI/PR tem novo Secretário de Segurança Presidencial
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República realizou nesta segunda-feira (2), a Solenidade de Transmissão do Cargo de Secretário de Segurança Presidencial. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Presidencial e foi presidido pelo Ministro de Estado Chefe do GSI/PR, Marcos Amaro.
Assumiu o cargo de Secretário de Segurança Presidencial o General de Brigada Ricardo Santos Taranto, em substituição ao General de Divisão Ricardo Augusto do Amaral Peixoto.
O General de Divisão Ricardo Augusto do Amaral Peixoto exercerá o cargo de Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônica, conforme decreto assinado pelo Presidente da República em 13 de novembro. Ele atuava como Secretário de Segurança Presidencial no GSI/PR desde 19 de maio de 2023.
Ao ser designado para o cargo de Secretário de Segurança Presidencial, o General de Brigada Ricardo Santos Taranto atuava como Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército.
Extrato do Currículo Vitae do General de Brigada Ricardo Santos Taranto
Ao assumir a Secretaria de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o General TARANTO era o Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, posto que assumiu em 31 de julho de 2022.
Nascido em 28 de junho de 1972, na cidade de Belo Horizonte (MG), é filho do TC Sylvio Tulio Testa Taranto (in memorian) e de Mariza Perpétuo Socorro Santos Taranto.
Incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1987, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas/SP) e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 04 de dezembro de 1993, pela Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ).
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército realizou os cursos de Instrutor de Educação Física e o de Operações na Selva, categoria B. No exterior, realizou o curso de Comando e Estado-Maior no Exército da Bolívia.
Como especialização acadêmica, cursou MBA em Política e Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o curso Superior de Defesa, pela Escola Superior de Guerra.
Durante sua vida militar, serviu em unidades de artilharia em Natal (RN), Boa Vista (RR) e Curitiba (PR). Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e, por duas vezes, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. No exterior, foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Boliviano. Foi assessor militar no Gabinete de Segurança lnstitucional da Presidência da República e Assistente do Chefe do Estado-Maior do Exército.
Como oficial superior comandou a Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba (PR), no biênio 2007-2008 e o 17º Grupo de Artilharia de Campanha, em Natal (RN), no biênio 2015-2016. Serviu, ainda, no Comando de Operações Terrestres, na Secretaria de Economia e Finanças e no Comando Militar do Sudeste.
Dentre as condecorações nacionais com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito da Defesa (grau oficial) e a Ordem do Mérito Militar (grau comendador).
O General TARANTO é casado com a senhora Keilla Xavier Gurgel Taranto e o casal possui dois filhos, Marina e João Antônio.