Notícias
GSI/PR reforça Segurança Presidencial
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) tem se preocupado em reforçar a segurança das autoridades e das instalações presidenciais. As modificações tiveram início com a última atualização na estrutura organizacional (Decreto Nº 11.676/2023) quando foi criada uma Secretaria totalmente dedicada à segurança.
As mudanças incluem o aumento dos efetivos das tropas de apoio do Exército que ficam em condições de reforçar a segurança das instalações, a capacitação contínua do pessoal e passa por obras como a reforma das guaritas.
Em destaque, a instalação de vidros blindados no Palácio do Planalto que está com o processo em andamento junto ao IPHAN, o uso de equipamentos anti drones e a ampliação do monitoramento, com a instalação de 708 câmeras nas instalações presidenciais e maior capacidade de armazenamento das imagens.
Reforço da segurança em eventos nacionais e internacionais
Os reforços também se estendem às equipes de segurança que acompanham o Presidente em eventos e viagens tanto nacionais quanto internacionais. Um exemplo é a viagem à Bolívia nesta terça-feira, 9 de julho, na qual o protocolo de segurança está sendo mais rigoroso, com o aumento tanto do efetivo quanto do número de armamentos disponibilizados para a equipe.
Crédito da foto de capa: Ricardo Stuckert