Notícias
GSI/PR realiza seminário Espaço em Pauta na Escola Superior de Defesa, em Brasília
- Foto: jose augusto
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) realizou nesta terça e quarta-feira (17 e 18) o seminário Espaço em Pauta, que contou com o título Nova Era Espacial: Reflexões sobre Geopolítica e Segurança.
O evento ocorreu na Escola Superior de Defesa, em Brasília. O seminário foi montado de forma a trazer reflexões sobre o papel do Programa Espacial Brasileiro no cenário geopolítico mundial, debater temas como a exploração espacial, a segurança no espaço e a cooperação internacional e reforçar o potencial tecnológico e geográfico do Brasil, que pode se tornar um ator chave na nova economia espacial.
Em sua fala inicial o ministro do GSI/PR Antonio Amaro destacou a fascinação da humanidade com o espaço e afirmou que “o encanto pelo espaço culminou em conquistas científicas que transformam a sociedade. Satélites de comunicação, sistemas de navegação como o GPS e previsões meteorológicas são apenas algumas das utilizações práticas do espaço que impactam diretamente a vida cotidiana”.
Para o ministro Amaro, o setor espacial teve profunda transformação no início do século 21 com o surgimento de empresas privadas. “A nova era espacial nasceu da premissa de que o setor privado poderia desenvolver tecnologias espaciais de forma mais ágil, acessível e lucrativa, assumindo riscos e liderando o caminho da inovação no espaço”, concluiu.
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, também compôs a mesa de abertura do evento, que contou com painéis sobre o Programa Espacial Brasileiro, Geopolítica Espacial e Organismos Internacionais no primeiro dia. O segundo dia de seminário contou com painéis sobre Infraestruturas críticas, Securitização do espaço e Educação como fator geopolítico. O evento teve o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança, da empresa Kryptus, da Visiona Tecnologia Espacial, da Saipher ATC, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, do Sindicato Nacional de Materiais de Defesa, da Força Aérea Brasileira, além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Brasília, Escola Superior de Defesa, Agência Espacial Brasileira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Clique aqui para acessar as fotos do evento.