Notícias
GSI/PR realiza ações para a segurança de infraestruturas críticas no G20 em Foz do Iguaçu (PR)
Entre 20 e 22 de agosto, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) organizou em Foz do Iguaçu/PR uma série de ações voltadas à segurança das infraestruturas críticas durante os eventos do G20, especificamente do Grupo Temático de Transição Energética. Essas ações fazem parte do Plano Estratégico Integrado de Segurança da Presidência Brasileira (PEIS G20), focado na proteção de serviços e instalações essenciais.
O evento reuniu representantes de várias entidades e agências, como Senasp/MJSP, Polícia Federal, Defesa Civil, ABIN, CTIR Gov, ANAC, CCR Airports, Sanepar, MME, ANEEL, Copel, Evoltz, ANATEL, além de empresas de telecomunicações como STI Telecom, V.Tal, Vivo, Oi, Tim e Claro, e de energia como Grupo Tamburi, TRR Aradiesel, Venson Combustíveis, entre outras. A presença desses operadores foi crucial para discutir a segurança das infraestruturas.
As reuniões abordaram estratégias para setores como transporte aéreo, abastecimento de água, petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia elétrica e telecomunicações. As discussões centraram-se na interoperabilidade dos sistemas de segurança, protocolos de resposta a incidentes e uso de tecnologias avançadas, além de medidas para mitigar riscos como ataques cibernéticos, sabotagens e terrorismo.
Em coordenação com a Senasp e a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o GSI/PR conduziu uma reunião técnica no auditório do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), com a participação de representantes de todos os órgãos de segurança pública do Estado. O objetivo foi alinhar as estratégias de segurança locais e nacionais para os encontros do G20, promovendo a troca de informações e reforçando a segurança durante os eventos.