Notícias
GSI/PR participa de atividades do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras do Pará
De 14 a 16 de maio, uma comitiva do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) acompanhou atividades relacionadas à atuação integrada dos órgãos de segurança pública no estado do Pará. Composta por membros da Coordenação Geral de Fronteira (CGAF) do GSI/PR, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Força Nacional, ambas da Senasp\MJSP, a comitiva do PPIF foi recebida pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Uálame Machado, e pôde discutir com representantes de todos os órgãos de segurança pública do estado a atuação dos Gabinetes de Gestão Integrada.
Com base legal no Decreto nº 8.903, de 16 de novembro de 2016 que instituiu o PPIF, os GGIF replicam a estrutura colegiada integrando as ações dos entes Federais que compõe o programa a estados e municípios, potencializando a articulação de ações e operações interagências.
O Porto de Vila do Conde (Barcarena-PA), que é rota de parte expressiva de drogas ilícitas exportadas na região norte do país, também foi tema de acompanhamento. A comitiva do PPIF pode observar “in loco” as condições de atuação e possibilidades de melhorias nas ações de segurança na região.
Responsável pelo grande incremento da apreensão de drogas e redução de crimes na região da Bacia do Marajó, a comitiva visitou a Base Integrada Fluvial “Antônio Lemos”, localizada às margens do rio Tajapuru, próximo à cidade de Breves, cerca de 250 Km distante da capital Belém e acessível somente por meios fluviais ou aéreos.
Com capacidade e estrutura operacional para abrigar confortavelmente 23 pessoas, o projeto de base fluvial integrada tem como diferencial a integração entre as forças, a fim de monitorar e verificar as atividades desenvolvidas na área fluvial do Pará, em específico nas rotas de embarcações oriundas do interior do estado e dos estados do Amapá e Amazonas.