Notícias
GSI/PR assina acordo de cooperação com o MIDR para desenvolvimento da faixa de fronteiras
O Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) Marcos Amaro assinou nessa quarta-feira (18) um inédito Acordo de Cooperação Técnica ( ACT) com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A parceria vai permitir o direcionamento de recursos às áreas mais ameaçadas da faixa de fronteira, com foco no desenvolvimento regional inclusivo.
Segundo o Secretário Adjunto de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI José Benoni Valente Carneiro o “ ACT converge esforços para mudar a realidade naquela região estratégica, a partir da aproximação entre o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras – PPIF e a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteiras – CDIF.
O Acordo foi um dos destaques do I Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no Arco Norte-Nordeste, que acontece em Manaus até esta quinta-feira (19), e possibilitará a construção de diagnósticos precisos sobre a realidade da Faixa de Fronteira, permitindo identificar as oportunidades de investimento e direcionar recursos às áreas mais ameaçadas e necessitadas.
Desenvolvimento Regional
Um dos objetivos do Acordo de Cooperação Técnica é a implementação de estratégias com foco no desenvolvimento regional inclusivo A ideia é fomentar ações e projetos que atraiam investimentos, oferecendo um ambiente seguro, onde as pessoas possam desenvolver ao máximo suas capacidades e empreender, sem medo de ver seus esforços solapados pela ameaça dos ilícitos transfronteiriços.