Segurança Presidencial
Segurança Presidencial – É a mais evidente responsabilidade do GSI/PR desde sua implementação, em 1938, e possui características únicas, alicerçadas em fundamentos que norteiam a atividade de segurança presidencial em função das autoridades envolvidas e dos ambientes em que atua. Esses fundamentos são integrados por características, pressupostos e princípios.
As características da atividade de segurança presidencial são a Impessoalidade, a Sensibilidade e a adequação entre Privacidade e Publicidade. A Impessoalidade busca a neutralidade e objetividade na proteção das autoridades em prol do interesse público. A Sensibilidade aborda a possibilidade de eventos indesejáveis terem repercussões negativas, buscando-se a antecipação de ações que podem ser adversas. A adequação entre Privacidade e Publicidade reconhece que as autoridades protegidas são públicas, sujeitas ao contato intensificado com o público e com a mídia.
Os pressupostos da atividade de segurança presidencial são: Simplicidade, Efetividade e Flexibilidade. A Simplicidade enfatiza a clareza nas ordens e planejamentos. A Efetividade busca a manutenção do grau de proteção das autoridades em quaisquer circunstâncias. A Flexibilidade permite adaptações no planejamento sem que ocorra redução no nível de segurança.
Os princípios da atividade de segurança presidencial são: Unidade de Comando, Sistematização, Continuidade, Prevenção, Profissionalismo e adequação entre Discrição e Ostensividade. A Unidade de Comando estabelece uma linha de comando bem definida, com nítida divisão de competências e atribuições. A Sistematização envolve organização e procedimentos padronizados. A Continuidade enfatiza a manutenção de níveis de segurança adequados de forma constante. A Prevenção destaca a importância do planejamento meticuloso e antecipado para minimizar a ocorrência de incidentes. O princípio do Profissionalismo pressupõe capacitação específica, comprometimento, seriedade e dedicação dos envolvidos na atividade de Segurança Presidencial. E a Adequação entre Discrição e Ostensividade prioriza o comportamento sóbrio, a correção de atitudes e o respeito à privacidade da autoridade, conforme a demanda de cada situação.
Em resumo, a Segurança Presidencial é uma responsabilidade de alta complexidade que requer uma adequada compreensão de seus fundamentos para a eficácia das ações de proteção das autoridades presidenciais. É mantida pela Secretaria de Segurança Presidencial, por meio de seu Departamento de Segurança.