Release do Exercício Geral Integrado de Resposta a Emergência e Segurança Física Nuclear em Angra dos Reis
Exercício Geral Integrado de Resposta a Emergência e Segurança Física Nuclear em Angra dos Reis
No período de 14 a 18 de agosto, será realizado em Angra dos Reis-RJ, o Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear. Os objetivos são a avaliação da eficácia da estrutura de resposta, validação de planos, identificação de possíveis melhorias e consolidação dos procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), voltado para a proteção da população, do meio ambiente, da usina nuclear e de seus trabalhadores.
O Exercício foi planejado pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR) e pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Evento de Segurança Física (Copresf/AR), que reúnem representantes da Eletronuclear; da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro; da Secretaria Nacional de Defesa Civil; das defesas civis do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Angra dos Reis e Paraty; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ); da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e do Ministério da Saúde, entre outros órgãos.
Programação
No dia 15, às 10h, terá início a cerimônia de abertura do Exercício, na sede da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, com a presença de várias autoridades pertencentes às instituições participantes, que estarão à disposição da imprensa para prestar as informações necessárias. No mesmo dia, a partir das 14h, haverá no Colégio Naval uma exposição aberta à população de materiais, equipamentos, viaturas e embarcações, que serão utilizados durante o Exercício.
Nos dias 16 e 17 serão realizadas atividades práticas simuladas, tais como ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes; evacuação de parte dos trabalhadores da CNAAA; evacuação aeromédica de radioacidentado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro; distribuição de kits de iodeto de potássio; abrigagem de ilhéus; evacuação de parcela da população residente nas Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5; coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação no Bracuí, na Vila Histórica de Mambucaba e Tarituba; evacuação marítima na Praia Vermelha, dentre outras. O cenário é composto por eventos que possibilitem atingir as diversas classificações de emergência e níveis de segurança física nuclear.
Ainda no dia 17, o General Marcos Antonio Amaro dos Santos, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Brasil, e sua comitiva, estará em Angra dos Reis para acompanhar o Exercício. Estão previstas visita aos hospitais de campanha, à central nuclear, ao Centro de Coordenação de Comando e Controle (CCCEN) e à Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis, com a presença do prefeito Fernando Jordão, quando será concedida uma entrevista à imprensa. À tarde, o ministro fará um sobrevoo de helicóptero na área de operação do exercício.
O dia 18 será dedicado à avaliação do Exercício, coordenado pelo Órgão Central do SIPRON.
Ao todo, as atividades de simulação preveem a mobilização de cerca de 60 instituições, com centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.
Serviços oferecidos à população nos hospitais de campanha
Entre os dias 15 e 17/08, das 8h às 17h, dois hospitais de campanha montados pela Marinha do Brasil e pelo Exército Brasileiro atenderão à população da Costa Verde. Uma das unidades funcionará no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, que fica na rua Comandante Castelo Branco, S/Nº - Angra dos Reis, onde serão oferecidas as seguintes especialidades: dermatologia, pediatria, clínica geral e odontologia. O outro será instalado no CEFET do Parque Mambucaba, localizado na rua do Areal, 522, Parque Mambucaba - Angra dos Reis, onde a população encontrará os serviços de ginecologia, pediatria, clínica geral e odontologia.
Não há necessidade de agendamento, pois os atendimentos acontecerão por ordem de chegada.
Voluntários
Aqueles que desejarem participar como voluntários nas atividades do Exercício devem entrar em contato com os Departamentos de Comunicação da Defesa Civil de Angra dos Reis e Paraty, por meio dos telefones abaixo:
Defesa Civil de Angra dos Reis: (24) 3377-6016, (24) 3377-1134 ou (24) 3377-7991.
Defesa Civil de Paraty: (24) 3371-1168 ou (24) 3371-1566.
Ativação de Centros de Comando e Controle
Durante o Exercício, o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro e o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional avaliam o grau de integração no envio dos meios e recursos necessários.
Também serão ativados o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cnagen), localizado em Brasília; o Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cestgen), no Rio de Janeiro; o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), em Angra dos Reis; e o Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien), também situado no município da Costa Verde fluminense. Além disso, será estabelecido um gabinete de crise na CNAAA para proporcionar a coordenação e a resposta a eventos de segurança física fictícios.
Todas as informações sobre o exercício geral podem ser encontradas na página do evento. Acesse aqui.