Cerimonial militar
O Cerimonial militar do Palácio do Planalto conta um pouco da história do Brasil. Nos vários eventos que realiza é possível ver em ação algumas das unidades militares históricas. Está sob responsabilidade da Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais, em seu Departamento de Coordenação de Eventos, Viagens e Cerimonial Militar.
As atividades do cerimonial militar incluem, diariamente, o hasteamento e a arriação solene da Bandeira Nacional, com seus guardas usando trajes históricos. Às sextas-feiras a cerimônia de arriação ocorre às 17h e conta, além da tropa, com a Banda de Música e com Dragões ou Granadeiros.
A cerimônia de Troca da Guarda do Palácio do Planalto é digna de registro e é realizada semestralmente pelo Batalhão da Guarda Presidencial e pelos Dragões da Independência, contando com a presença de autoridades civis e militares. Simultaneamente ocorrem as trocas das Guardas no Palácio da Alvorada, no Palácio do Jaburu e na Residência Oficial da Granja do Torto.
Outras cerimônias de destaque são a recepção de Chefes de Estado ou de Governo Estrangeiro e a entrega de cartas credenciais aos embaixadores recém-nomeados. As atividades ocorrem em coordenação com órgãos da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores.