Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é composto pelo Gabinete do Ministro, que assessora o ministro chefe do GSI/PR em diversos aspectos, incluindo representação funcional, pessoal, política e social, além das questões legislativas (Assessoria Especial Parlamentar) e junto à imprensa (Assessoria Especial de Comunicação Social), dentre outras atividades.
A Secretaria-Executiva coordena as atividades dos órgãos no GSI/PR. Também é responsável pelo planejamento estratégico, administrativo, orçamentário e de pessoal. É composta pelo Departamento de Gestão, que conduz a gestão de pessoal militar e civil e a execução orçamentária, dentre outras atividades, pela Assessoria de Planejamento, que é responsável pela governança, o planejamento estratégico e o planejamento das atividades que envolvem mais de uma secretaria, e pela Assessoria de Inovação e Normas, que é responsável pela revisão de atos normativos do GSI/PR e por atividades de organização e inovação institucional.
A Secretaria de Segurança Presidencial – Compreende o Departamento de Segurança, que garante a liberdade de ação do Presidente e do Vice-presidente da República zelando pela segurança pessoal e também dos palácios presidenciais e das residências oficiais, dentre outras atividades. Integra também a esta Secretaria o Departamento de Apoio Logístico, que realiza a gestão logística, administrativa e técnica das atividades de segurança presidencial, coordenando recrutamento, seleção, requisição, cessão, posse e desligamento de civis e militares. Por fim, estão ligados a esta Secretaria os Escritórios de Representação, que são bases operacionais avançadas de segurança em locais estratégicos. Atualmente os Escritórios de Representação ativos estão em São Paulo (SP), Campinas (SP) e Aracaju (SE).
A Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos – Assessora o Ministro-Chefe do GSI/PR nas questões relacionadas à defesa nacional, com potencial de risco à estabilidade institucional, no gerenciamento de crises, nos assuntos de natureza militar e em outras atividades. Reúne o Departamento de Assuntos do Conselho de Defesa Nacional, o Departamento de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden) e o Departamento de Coordenação de Assuntos Nucleares. A este último se soma o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear, estrutura que provê suporte em situações de emergência nuclear.
A Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais – Conduz eventos e viagens por meio de seu Departamento de Coordenação de Eventos, Viagens e Cerimonial Militar, além de temas aeroespaciais via Departamento de Acompanhamento de Assuntos Aeroespaciais.
A Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética – Compreende o Departamento de Segurança da Informação e o Departamento de Segurança Cibernética. A este, cabe manter o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), que executa medidas para aumentar a resiliência dos órgãos da administração pública na área da Segurança Cibernética.