Histórico
Em 2023 o GSI/PR celebra 85 anos de história, iniciada com a criação do Gabinete Militar, a partir da evolução do Estado-Maior do Governo Provisório (que foi uma estrutura do Governo Provisório, advindo da Revolução de 1930) e que deu a primeira forma jurídica do órgão de assessoramento sobre assuntos militares e de segurança dentro da estrutura presidencial.
Gabinete Militar
Em 1938 são organizados os serviços da Presidência da República, criando efetivamente o Gabinete Militar e o Gabinete Civil. O Gabinete Militar era chefiado por um Oficial General, enquanto o Gabinete Civil era chefiado pelo Secretário da Presidência da República.
Em 1974, nova lei reorganizou a Presidência da República e passou a definir o chefe do Gabinete Militar com a titulação de Ministro de Estado.
Casa Militar
Em 1992, a Presidência da República modificou a nomenclatura dos gabinetes Militar e Civil, passando a chamá-los respectivamente Casa Militar e Casa Civil.
Gabinete de Segurança Institucional
Em 1999 a Casa Militar foi transformada em Gabinete de Segurança Institucional e recebeu novas atribuições, como presidir a Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo e, com a vinculação da recém-criada Agência Brasileira de Inteligência (Abin), prevenir a ocorrência de crises, articular o gerenciamento de crises institucionais e coordenar as atividades de inteligência federal.
Casa Militar
Em 2015 houve modificação da estrutura de órgãos e cargos da Presidência da República, passando o GSI a se chamar Casa Militar.
Gabinete de Segurança Institucional
Em 2016, uma Medida Provisória extinguiu a Casa Militar da Presidência da República e recriou o Gabinete de Segurança Institucional, tendo o seu chefe voltado a usar a denominação de Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Naquele ano, foi instituído o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, para fortalecer o combate a delitos transfronteiriços.