O que é
Esta categoria engloba as plataformas e serviços digitais do Governo Federal para transformar e facilitar o acesso aos serviços públicos. Abrange o Portal Gov.br, soluções de identificação e assinatura digital, integração de sistemas, acessibilidade e automação.
Objetivos
Impulsionar a oferta ágil de serviços públicos digitais para a sociedade brasileira.
Benefícios da automação dos serviços públicos
- Eficiência do serviço público com redução do prazo para atendimento ao cidadão;
- A cada serviço digital entregue, menos deslocamento, extinção de filas e atendimento em balcões e redução de papéis;
- O serviço fica disponível no gov.br e integrado ao login único gov.br;
- Todos os atendimentos são acompanhados pelo órgão e pelo cidadão de maneira transparente;
- Permite obter a avaliação pela sociedade para ajustes e melhorias;
- Automação sem qualquer custo para o órgão ao longo desse processo.
Para automatizar os serviços de sua instituição, use a Plataforma de Automação da Secretaria de Governo Digital.
A ferramenta auxilia os órgãos no atendimento rápido às demandas da sociedade e acelera ainda mais a transformação digital dos serviços públicos.
Entrega de serviços mais simples, acessíveis e a um custo menor ao cidadão e às empresas, transformam a forma como o Estado se relaciona com a sociedade. Veja, como exemplo, o serviço Seguro-desemprego:
Antes: quando o trabalhador desejava obter o benefício, ele tinha que ir até uma superintendência da Secretaria do Trabalho para entregar documentos e fazer a solicitação. Gastava tempo e recursos com deslocamentos e papel, enfrentava filas e balcões de atendimento.
Agora: basta o trabalhador buscar o serviço no portal único gov.br, colocar a documentação solicitada e aguardar se está habilitado ao benefício. O processo é todo online, usando computador com acesso à Internet ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Processo de automação de um serviço na prática:
1 - Pactuação com a SGD de Plano Digital para transformação dos serviços do órgão: é a formalização do compromisso entre a Secretaria de Governo Digital - SGD do Ministério da Gestão e Inovação e o órgão para a transformação dos serviços;
2 - Preencher Plano de Serviço: o órgão requisitante preenche o plano de serviço para a contextualização do que é o serviço público digital, de como será após a automação, da quantidade de demandas, das integrações necessárias, se há necessidade de assinatura digital e demais informações para que a equipe de automação da SGD analise a viabilidade da automação;
3 - Diagnóstico para entendimento do serviço: a equipe de automação levanta os requisitos junto ao órgão, ou seja, entende o serviço, o que o órgão precisa, quais são as regras dos formulários de solicitação, as etapas do atendimento do serviço, anexos etc.;
4 - Automação e construção de protótipo do serviço: a equipe de automação desenvolve uma versão prévia do serviço com as telas dos formulários e etapas do atendente;
5 - Apresentação e homologação do protótipo do serviço com o órgão: a equipe de automação valida com o órgão e verifica se atende o solicitado pelo órgão, se há correções ou sugestões;
6 - Automação e construção final do serviço digital: a equipe de automação finaliza o serviço, considerando as sugestões e alterações dos órgãos e disponibiliza o serviço para o órgão realizar testes;
7 - Apresentação e homologação final do serviço digital: a equipe de automação valida com o órgão a versão final do serviço, realiza a verificação da qualidade e disponibiliza a versão final para o órgão realizar testes;
8 - Treinamento dos usuários do órgão no uso do serviço: a equipe de automação realiza o treinamento para todos os atendentes do órgão que realizará o atendimento do serviço;
9 - Disponibilização do serviço digital para a sociedade no portal gov.br: a equipe de automação disponibiliza para a sociedade o serviço na data acordada com o órgão solicitante;
10 - Operação Assistida: após o serviço ser disponibilizado para a sociedade, a equipe de automação realizará a operação assistida em até 15 dias.
Canal para solicitar uma nova automação: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/atendimento-gov.br/duvidas-na-plataforma-de-automacao/gestor-do-servico/solicitar-suporte/solicitar-a-automacao-de-um-novo-servico