Agenda 2030
A Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) faz referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focando a importância da contextualização das ações estratégicas nas grandes agendas internacionais para o desenvolvimento.
Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e suas 169 metas associadas podem ser destacados os seguintes relacionados ao governo digital em âmbito federal brasileiro:
- Objetivo 1 - Erradicação da Pobreza: inclusão financeira dos mais pobres, pela combinação terminais móveis com acesso à Internet, pagamentos móveis e novos instrumentos financeiros no ambiente digital.
- Objetivo 2 - Fome Zero: Internet das Coisas, aumentando a produtividade na agropecuária, reduzindo perdas no campo e na logística de transporte e distribuição.
- Objetivo 3 - Saúde e Bem-Estar: uso de terminais móveis com acesso a bases de dados médicas e viabilizando prontuários eletrônicos; e a Internet das Coisas, com monitoração e diagnóstico remoto.
- Objetivo 4 - Educação de Qualidade: computadores com acesso a conteúdos digitais, ensino à distância, treinamento de professores e capacitação profissional.
- Objetivo 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: ampliação da infraestrutura de acesso à Internet, empreendedorismo digital, e Internet das Coisas.
- Objetivo 13 - Combate às Alterações Climáticas: redes de sensores combinadas com terminais de acesso à Internet, possibilitam ação rápida na prevenção e mitigação de desastres naturais.”
Em 2022, a E-Digital foi atualizada. Nela, consta ação estratégica da Dimensão Internacional onde o eixo capacitador estimula trabalhar com os diversos setores da economia e com as cadeias produtivas para estabelecer metas e engajamento com compromissos globais, em especial com a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os desafios da conectividade e transformação digital (pág. 52).
A Estratégia de Governo Digital (EGD) também possui metas e iniciativas alinhadas aos ODS, principalmente com Objetivo 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis". Mais especificamente com as "Metas 16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis" e "16.7 - Assegurar uma tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis."
Confira mais no Relatório dos Indicadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.