Notícias
SEGURANÇA
Sistema Valores a receber é o primeiro serviço do GOV.BR a exigir validação em duas etapas
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é o primeiro serviço do GOV.BR a exigir a validação em duas etapas (2FA) para ampliar a segurança dos cidadãos. A partir de agora, o usuário que tem valores a receber acima de R$100 deverá acessar o sistema utilizando a ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para solicitar o resgate desses valores (seleção de chave Pix).
“Atualmente, temos mais de 155 milhões de brasileiros com uma Conta GOV.BR. Precisamos continuar trabalhando para garantir a segurança das informações e dos dados de todos os brasileiros, e esta parceria com o Banco Central é fundamental para isso porque é o primeiro serviço a exigir esta funcionalidade de segurança”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Antes desta medida, o 2FA era uma funcionalidade que a Secretaria de Governo Digital (SGD) tornou disponível para ampliar a segurança de acesso dos usuários ao GOV.BR. Segundo o secretário, outros serviços terão esta exigência. “Queremos evitar fraudes e golpes, estamos alinhados ao que de melhor tem sido feito em termos de segurança da informação”, afirmou Mascarenhas.
Para usar o 2FA, é necessário estar logado no GOV.BR a partir do aplicativo instalado em seu celular. Depois, será necessário acessar o item “Segurança da Conta”, ir em “Verificação em duas etapas” e depois em habilitar. Assim, a cada novo acesso será possível gerar um código no aplicativo GOV.BR para confirmar a identidade de quem está fazendo o login. A habilitação está disponível tanto na tela de acesso quanto na tela principal do aplicativo.
“O 2FA é a funcionalidade, ativada pelos usuários, que confere maior segurança aos usuários do sistema: a cada novo login em sistema, o usuário deve digitar o código de verificação informado no aplicativo gov.br. O Banco Central é pioneiro na exigência do duplo fator de autenticação para prestação de serviço, uma vez que nenhum outro sistema do governo federal obriga os usuários a ativarem o 2FA para acionarem funcionalidades”, destaca João Paulo Resende Borges, do Departamento de Atendimento Institucional do BC.
Caso o usuário não tenha logado com o duplo fator de autenticação e, ainda assim, tente resgatar um valor acima de R$100, o sistema orientará sobre a ativação do 2FA ou vai indicar a necessidade de procurar a instituição para receber o valor. Mais informações sobre o serviço estão disponíveis no portal do Banco Central.
*Com informações do Banco Central.