Notícias
GOVERNO DIGITAL
Polícia Federal e Gestão lançam novo Sistema SIGACrim
A Polícia Federal e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançaram nesta semana o novo Sistema de Gestão de Dados e Análise Criminal (SIGACrim). A iniciativa faz parte do Programa Startup GOV.BR do MGI, que tem o objetivo de apoiar e acelerar projetos estratégicos de transformação digital do governo federal.
O SIGACrim visa aperfeiçoar o uso, monitoramento e qualidade dos dados de estatísticas criminais para tomada de decisão orientada a dados. A solução fornece recursos e ferramentas para a melhoria da eficiência das investigações e operações policiais de combate ao crime organizado da Polícia Federal.
Assim, a Polícia Federal poderá́ agir com mais efetividade, por meio de implementação de planos de ação que priorizem os problemas mais relevantes, avaliem os resultados já alcançados e realimentem o sistema com a experiência e o conhecimento produzido, a partir do que será́ possível uma avaliação estratégica ampla das ameaças criminais atuais e futuras, buscando-se alcançar uma maior eficiência da intervenção policial.
“Trabalhamos nesse modelo de startups para tornar mais ágeis e menos burocráticos os serviços públicos digitais ofertados para cidadãos e empresas”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “Desta forma, conseguimos atuar em conjunto com os órgãos para a modernização dos serviços públicos. Esta parceria com a Polícia Federal é um exemplo”, complementou.
Atualmente, são 29 startups ativas para trabalhar em conjunto com outros órgãos do governo federal que possuem projetos estratégicos de transformação digital. Entre esses projetos estão a expansão do uso das soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN) em estados e municípios, a atualização e modernização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o lançamento do novo FGTS Digital e a plataforma Brasil Participativo, que permite que cidadãos de todo o Brasil possam enviar sugestões de melhorias em políticas públicas sem sair de casa.
O programa Startup GOV.BR foi criado em 2021. Desde esse ano, mais de 36 projetos transversais com diversos órgãos federais de vários setores foram apoiados e viabilizados pelo Programa, com foco em iniciativas de significativo impacto social, potencial de desenvolvimento econômico e economia aos cofres públicos.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no GOV.BR.