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IDENTIDADE NACIONAL

Minas Gerais atinge a marca de três milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas

Número já supera toda a população de Belo Horizonte e é fruto de esforços na ampliação dos postos de emissão e redução do tempo de atendimento
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Publicado em 16/04/2025 14h22 Atualizado em 17/04/2025 10h58

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Mais de três milhões de mineiros já tiraram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Isso equivale a mais do que a população da capital, Belo Horizonte, e coloca a estado na liderança entre todas as 27 unidades da federação. O número é impulsionado pelos jovens de 15 a 19 anos, de longe o grupo etário que mais procurou o serviço, com 11,22% das emissões. Estes jovens vão poder usufruir da segurança e facilidades da integração da CIN com o GOV.BR, que é desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“No futuro, a nova identidade vai ser o único documento que os brasileiros vão precisar portar”, explica o secretário de governo digital, Rogério Mascarenhas. O secretário comemorou o número atingido por Minas Gerais e a adesão do estado à novas tecnologias e ao governo digital. “Minas é recordista em emissões e está à frente de outros estados mais populosos. Isso demonstra que tanto o governo quanto a população enxergam as vantagens da CIN e da digitalização de serviços públicos em geral”, ressalta Rogério.

Minas Gerais tem cerca de 500 postos de identificação espalhados por seus 853 municípios e esse número está em constante expansão, de acordo com a Polícia Civil do estado (PCMG). O órgão de segurança também faz parcerias com Câmaras Municipais, Prefeituras e Cartórios de Registro Civil para interiorizar o atendimento, além de ter criado um grupo móvel para atender projetos sociais e chegar a locais mais remotos.

Um local popular para tirar o documento são as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A Secretaria de Planejamento ampliou o número delas em 26% desde o início de 2024, quando a emissão da CIN começou no estado. Apenas a UAI Praça Sete, em Belo Horizonte, disponibiliza dois mil agendamentos por dia e o número total de vagas diárias nas unidades aumentou de cinco para 11 mil em pouco mais de um ano.

Foi na Unidade de Atendimento Integrado de Barreiro, na capital mineira, que a professora de yoga Verônica Bethônico (49) tirou sua nova carteira de identidade. Ela diz que conseguiu agendar rapidamente o atendimento porque a funcionária da UAI orientou que ela entrasse no site bem cedo pela manhã, já que a procura é grande desde o início de 2024.

Verônica tirou a CIN em fevereiro de 2025, após ir ao Detran fazer a carteira de motorista e descobrir que seu RG estava vencido. A primeira diferença notada foi no atendimento. “A gente não precisa levar foto, a foto é feita lá na hora. E as impressões digitais também não usam mais aquela tinta chatinha, né? É digitalizado”, observa a professora.

Ela também comentou sobre o QR Code no documento e diz ter gostado das opções de colocar na CIN outras informações e documentos. Ela não sabia previamente dessa novidade, mas, quando foi questionada pelo atendente, escolheu informar que é doadora de órgãos. Mas o título de eleitor e outros números, ela não conseguiu inserir, já que não tinha levado os documentos para o atendimento.

Outro recurso que a professora ainda não conseguiu usar é a versão digital da carteira de identidade, mas essa por esquecimento mesmo. “Meu pai esteve internado por um bom tempo, eu tinha que ir lá visitá-lo na Santa Casa e uma vez eu esqueci o documento. Tive que voltar para casa porque não lembrei que tinha o digital no celular”, explica ela. "a gente fica desacostumado de usar essa coisa da tecnologia, acostumado com o papel”.

O que muda com a nova identidade

Em todo o país, a CIN já foi emitida para mais de 24,1 milhões de pessoas. O objetivo é chegar a 130 milhões identidades emitidas até o final de 2026, o que vai aumentar a segurança para a população e para o governo, além de melhorar a prestação de serviços públicos.

A emissão da nova carteira de identidade automaticamente garante nível ouro aos cidadãos e cidadãs dentro do GOV.BR, dando acesso a todos os mais de 4500 serviços da plataforma, como assinatura digital de documentos com validade jurídica e realização de prova de vida.

A CIN utiliza apenas o CPF como número unificado de identificação, o que evita a emissão por fraudadores de um registro em cada estado do Brasil, bem como a repetição de carteiras com o mesmo número em diferentes unidades da federação.

Além de dificultar fraudes, o novo documento também permite a inclusão de outros registros da pessoa, como Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado Militar, além de informações como tipo sanguíneo, fator RH, opção por ser doador de órgão e até condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual.

No futuro, essa unificação de dados e cadastros vai permitir que quem tiver direito a um serviço ou benefício não precise procurar o Estado. “O cidadão poderá ser identificado de forma mais segura e o serviço chegará até ele”, explica o secretário Rogério Mascarenhas.

Em caso de dúvidas sobre a nova identidade, acesse gov.br/identidade 

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: GOVERNO DIGITALCINIDENTIDADE NACIONALMINAS GERAISEMISSÃO
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