Notícias
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Governo federal recria Comissão de Coordenação do SISP
O Governo federal publicou nesta quinta-feira (19/10) o Decreto n º 11.736 para recriar a Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), extinta em fevereiro de 2020. O objetivo é retomar a participação e o engajamento de todos os órgãos na definição e implantação das políticas e diretrizes relacionadas à Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) no governo. O SISP é formado por mais de 250 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
“Estamos retomando esta comissão porque este grupo era fundamental para a cooperação e articulação efetiva entre os órgãos e entidades da administração pública. Com ela era possível promover a integração de programas de governo e também de projetos e atividades relacionadas à tecnologia e de toda a transformação digital da administração pública”, explica o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas.
De acordo com o secretário, a comissão atuava como um fórum de discussão e troca de conhecimentos, facilitando a definição de políticas, diretrizes e normas para a gestão dos recursos de tecnologia da informação. “Todo este debate também incluía os processos de compras centralizados do Governo na área de tecnologia da informação, que são fundamentais para os serviços ofertados para a população brasileira”, complementou.
Outra vantagem da recriação da Comissão de Coordenação do SISP é a possibilidade de intercâmbio de conhecimento entre os participantes. Além disso, a comissão pretende voltar a incentivar a formação, desenvolvimento e treinamento dos servidores que atuam na área de tecnologia da informação. Segundo Mascarenhas, essas ações devem contribuir para o aprimoramento das competências dos profissionais envolvidos e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
"Queremos fortalecer a governança das atividades de tecnologia na administração pública. Vamos utilizar o SISP como um instrumento de modernização e transformação digital do Estado, garantindo a utilização adequada e eficaz dos recursos de tecnologia, tudo voltado para os cidadãos brasileiros”, justifica o secretário.
A Comissão será formada pela Secretaria de Governo Digital do MGI, como órgão central, e os demais ministérios a partir de suas áreas de TIC.