Notícias
GOV.BR
Gestão apresenta novo Padrão Digital de Governo para facilitar o acesso aos serviços públicos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta quinta-feira (10/10), a nova versão do Padrão Digital de Governo (Design System 4.0). Esse padrão é utilizado nos portais governamentais e também na transformação ou criação de serviços públicos digitais com o objetivo de simplificar e tornar mais intuitivo o uso das plataformas e sistemas governamentais. O lançamento foi uma parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Serpro.
“Estabelecer um padrão é importante para que as pessoas tenham facilidade ao navegar ou procurar informações sobre serviços públicos em portais do governo, sem perder tempo durante essa busca”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, na abertura do evento. “Essa padronização deve ser seguida por designers e desenvolvedores, é fundamental que a gente simplifique, que esteja focado no cidadão”, acrescentou.
O Design System é uma coleção de padrões reutilizáveis e componentes guiados por padrões claros, que são usados para garantir a consistência e a eficiência de um produto ou serviço em múltiplas plataformas e dispositivos. Com a implantação deste novo padrão de governo digital, o governo tem a expectativa de que todas as pessoas, ao acessarem um portal ou sistema do governo, encontrem uma interface intuitiva, familiar e simples, o que gera confiança e torna o governo digital mais eficaz e acessível.
Na abertura do evento, a secretária de Estratégia e Redes da Secom/PR, Brunna Rosa, destacou a quantidade de órgãos federais impactados pelo novo padrão, um número em torno de 220. Rosa também falou sobre a importância do olhar para população brasileira. “O foco deve ser no cidadão, mesmo que não seja brasileiro, mas que está ali no GOV.BR procurando as informações, procurando todo o serviço para poder executar alguma ação ligada à cidadania dele, ligada à conexão dele com o governo”, explicou.
Mais acessibilidade
A adoção do Padrão Digital do Governo é obrigatória para todos os órgãos e entidades do Governo Federal, conforme o estabelecido na Portaria MCOM 540/2020. Já para estados e municípios, o novo padrão pode servir como referência, justamente para simplificar para os usuários dos serviços públicos.
A nova versão simplificará também o trabalho de designers, desenvolvedores e todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de um produto ou serviço governamental. Isto ocorrerá porque o novo padrão disponibiliza um conjunto de componentes prontos para uso por esses servidores. A versão 4.0 traz outras importantes atualizações como a ampliação da flexibilização do conteúdo e redução do esforço de desenvolvimento por meio da ampliação da biblioteca de componentes reutilizáveis. Além disso, o novo padrão é alinhado com o que há de mais contemporâneo sobre o conhecimento de interfaces em governo digital para garantir maior qualidade e performance dos serviços públicos.
Para o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, a nova versão apresentada traz diversos avanços em acessibilidade digital. “O uso do software busca proporcionar novas experiências de qualidade para todos os cidadãos. Trazer mais acessibilidade é um compromisso que nós temos para poder conseguir fazer a inclusão digital. Como o presidente Lula já informou, nós não deixamos ninguém para trás”, afirmou.
Mais informações sobre o novo padrão estão disponíveis no portal do Serpro.
Confira aqui o vídeo do evento de lançamento