Notícias
LIDERANÇA FEMININA
Gestão apresenta experiência do GOV.BR para magistradas e servidoras da Justiça do Trabalho
A secretária adjunta de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Luanna Roncaratti, participou nesta quinta-feira (21/9) do 7º Encontro "Liderança Digital para Mulheres" - Transformação Digital no Serviço Público. Organizado pelo Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (CEduc-JT), o evento foi uma oportunidade para a representante do MGI apresentar a experiência do Executivo Federal com a evolução da plataforma GOV.BR.
Durante sua exposição, Roncaratti falou para magistradas e servidoras na área da Tecnologia da Informação no Judiciário Trabalhista sobre o histórico da transformação digital do governo no mundo e no Brasil. A secretária adjunta fez um paralelo e explicou a diferença entre governo eletrônico e governo digital. O primeiro é focado no uso de tecnologias para melhorar a administração pública. Exemplos seriam o desenvolvimento de sistemas internos, de sites e o uso de e-mails.
Já o governo digital tem o objetivo de utilizar as novas tecnologias de forma mais estratégica, para melhorar a interação com a população, promovendo governos mais abertos, participativos e inovadores, bem como a geração de valor público para as pessoas. Este é o atual momento do Brasil.
Atualmente, o GOV.Br já conta com mais de 152 milhões de usuários cadastrados. Destes, mais de 70 milhões já possuem uma conta de nível Prata ou Ouro, o que significa uma melhor comprovação da identificação dos usuários.
Além disso, a plataforma do governo brasileiro possui 4.757 serviços, sendo 90% digitais. O GOV.BR integra 176 portais integrados e tem cerca de 200 mi de visualizações por mês. “O Brasil tem um potencial muito grande de usar estas tecnologias para promover uma maior acessibilidade e facilidade para os cidadãos. Temos de continuar fortalecendo as capacidades do Estado Brasileiro para seguirmos neste caminho”, afirmou Roncaratti.
Em sua fala, Roncaratti também citou o trabalho de envolvimento de estados e municípios na transformação digital a partir da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). Atualmente, a Rede GOV.BR é formada por 27 estados e 512 municípios.
A rede é um amplo ecossistema envolvendo soluções e iniciativas direcionadas a apoiar a implantação do governo digital nas diversas esferas administrativas. Por meio da Rede, o governo federal busca ampliar a troca e o compartilhamento de experiências, tecnologias e metodologias na transformação digital de serviços públicos.
Uma das vantagens da adesão à Rede GOV.BR é o processo de autodiagnóstico e análise da situação da cidade em relação à transformação digital. Outro benefício em participar é a possibilidade de municípios e estados solicitarem, de forma gratuita, o uso de ferramentas, metodologias e produtos que facilitarão a oferta de serviços digitais aos cidadãos. São exemplos o login único, a assinatura eletrônica e a prova de vida digital. Todos estes serviços são da Plataforma GOV.BR.
A adesão dos municípios pode ser realizada na Plataforma da Rede GOV.BR (https://plataforma.rede.gov.br), sistema desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).