Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Abin assina primeiro Plano de Transformação Digital com Gestão
Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas; secretária-executiva do MGI, Cristina Mori; e Luis Fernando Corrêa, diretor-geral da Abin, participaram da cerimônia de assinatura do Plano de Transformação Digital da agência. Foto: Washington Costa/MGI
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) assinou na última sexta-feira (22/03) o seu primeiro Plano de Transformação Digital (PTD) com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Agência é o sexto órgão a pactuar o seu instrumento de planejamento de transformação digital em 2024. Além da Abin, os seguintes órgãos já pactuaram seus PTDs: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Comunicações (MCOM).
O PTD da Abin está alinhado com as diretrizes da Estratégia de Governo Digital (EGD), de modo que o engajamento da Agência visa, principalmente, possibilitar que os órgãos e entidades da Administração Pública Federal e, especialmente, do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) disponham de serviço de comunicação segura de Estado, garantindo a proteção de conhecimentos sensíveis relativos aos interesses e à segurança do Estado e da sociedade.
“Em nenhum outro momento eu senti a ABIN tão integrada ao governo como está agora, o grande ganho que temos com esse acordo é essa proximidade na Abin de trazer não só avanços para ela própria, mas também para toda a Administração Pública Federal” ressaltou a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori.
Entre os destaques do Plano da Abin estão a criação de um aplicativo para comunicação segura de Estado e o desenvolvimento de uma plataforma de inteligência para o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Esses dois produtos estão previstos para serem entregues entre outubro e dezembro de 2024. No que se refere ao Eixo de Interoperabilidade, estão previstas ações para realização de diagnósticos, a proposição de integrações de bases de dados da Abin e de outros órgãos no Sisbin.
Luis Fernando Corrêa, diretor-geral da Abin, comentou sobre a criação do aplicativo de comunicação segura e ressaltou que “esse projeto, além de atender nossas demandas, também entrega algo que a Administração Pública Federal pode usar, um sistema de comunicação com criptografia de Estado, e não será somente centralizada na Abin, cada unidade de governo poderá ter seu próprio servidor, tenho certeza que esse e um grande avanço para a segurança do país”.
Já Diego Serpa, gerente de Transformação Digital da Abin, reforçou a importância da criação do aplicativo de comunicação segura. “A inteligência brasileira atualmente depende demasiadamente de aplicativos de terceiros para comunicação. Com o PTD, estamos introduzindo uma solução que garante uma comunicação totalmente segura, promovendo uma proteção robusta dos dados", reforçou.
Outros itens importantes no planejamento estão a Unificação de Canais Digitais, que envolve a implantação do Design System Gov.br no pipeline de desenvolvimento da Abin, a implementação de um login único para o app de comunicação segura e para a plataforma Sisbin e a melhoria de qualidade dos serviços públicos, que inclui a implantação de ferramentas de avaliação de satisfação dos produtos de inteligência na plataforma Sisbin e no app de comunicação segura.
Os Planos de Transformação Digital dos órgãos e entidades são instrumentos de planejamento que possibilitam a eles atingirem os objetivos estabelecidos na Estratégia de Governo Digital (EGD), com ações voltadas, principalmente, para transformação digital de serviços, unificação de canais digitais, interoperabilidade, segurança e privacidade, com foco na melhoria da qualidade dos serviços públicos digitais prestados aos cidadãos brasileiros.
Com as pactuações dos PTDs, a Secretaria de Governo Digital busca fortalecer o apoio a órgãos e entidades com a oferta de metodologias e produtos do seu portfólio, como ferramenta de solicitação e acompanhamento dos serviços públicos, login único GOV.BR, assinatura digital GOV.BR, ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários, integração de bases de dados do governo federal (Conectagov), entre outros.
Mais informações sobre os PTDs estão disponíveis no GOV.BR