Maturidade de Dados
O que é o Modelo de Maturidade em Dados (MMD)?
O Modelo de Maturidade de Dados (MMD) da Administração Pública Federal é um instrumento utilizado para avaliar o quão orientada a dados uma organização está e recomendar as ações para evolução da maturidade.
O MMD é fruto de esforços da Secretaria de Governo Digital e do Subcomitê de Governança de Dados para orientar e apoiar os órgão e entidades do Poder Executivo a desenvolverem seus Programas de Governança de Dados.
Por meio de um conjunto de tópicos e temas, o MMD visa avaliar a maturidade em políticas, processos, papéis, responsabilidades, uso de tecnologias, dentre outros, de governança e gestão de dados, contribuindo para a construção de uma cultura de dados e maximizando o valor estratégico dos dados nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
O MMD foi concebido por meio de pesquisas utilizando vários modelos de maturidade espalhados pelo mundo, como por exemplo o modelo do Reino Unido de maturidade em dados.
Objetivo do Modelo de Maturidade
O principal objetivo do Modelo de Maturidade de Dados é fornecer às organizações uma visão de sua situação atual em relação à governança e gestão de dados, identificando áreas de melhoria e oportunidades de aprimoramento.
Com base nos resultados da avaliação, as instituições poderão planejar sua estratégia de dados e estabelecer objetivos de longo, médio e curto prazos.
Além disso, a partir do nível de maturidade encontrado, os órgãos e entidades poderão desenvolver um plano de ação para implementar e aprimorar seus processos de governança e gestão de dados prioritários. O modelo contribui ainda com o aumento da consciência dos servidores sobre os dados, reconhecendo-os como um ativo estratégico para o órgão ou entidade.
Como realizar a avaliação?
Para realizar a avaliação de maturidade de dados utilizando o Modelo proposto, é importante seguir algumas etapas:
- Preparação: Antes de iniciar a avaliação, é fundamental que a equipe responsável, - a área de negócio (curadores e CDO) e tecnologia (área de T.I) - revise o material de apoio fornecido, compreendendo os critérios de avaliação e os diferentes níveis de maturidade. Certifique-se de que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara do processo e dos objetivos da avaliação.
- Aplicação da Planilha de Avaliação: Utilize a planilha de avaliação fornecida no material de apoio para registrar as respostas às perguntas relacionadas a cada nível de maturidade. Responda de forma honesta e objetiva, considerando a realidade da organização para fundamentar as respostas.
- Análise dos Resultados: Após completar a avaliação, analise os resultados obtidos em cada área avaliada. Identifique os pontos fortes e as áreas de melhoria em relação à gestão e/ou governança de dados. Essa análise ajudará a direcionar os esforços de melhoria e a estabelecer metas claras para avançar na maturidade de dados.
- Desenvolvimento do Plano de Ação: Com base nos resultados da avaliação, elabore um plano de ação detalhado que inclua as iniciativas necessárias para fortalecer a governança e a gestão de dados na organização. Defina responsabilidades, prazos e recursos necessários para implementar as melhorias identificadas.
Abaixo seguem os links do Modelo de Maturidade de Dados e a Planilha de Avaliação:
- Modelo de Maturidade de Dados (arquivo pdf, 3.1MB)
- Planilha de Avaliação do Modelo de Maturidade de Dados (arquivo excel, 402KB)