Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
A Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) e a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) são iniciativas complementares que visam modernizar a prestação de serviços públicos no Brasil por meio da digitalização. Embora tenham escopos e abordagens distintas, as duas estratégias têm muito em comum. Ambas se alinham para promover um governo mais eficiente e transparente, centrado nas necessidades dos cidadãos.
Enquanto a ENGD traz as diretrizes para a modernização digital a serem observadas em nível federal, estadual e municipal, a EFGD foca nas ações de transformação digital do Governo Federal. Essas estratégias se complementam ao promover uma administração pública mais moderna, ágil, centrada no cidadão e integrada, que buscam melhorar a qualidade dos serviços públicos em todas as esferas governamentais do Brasil.
Na intersecção entre a Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) e a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) encontra-se um conjunto de princípios orientadores que são fundamentais para o sucesso e a eficácia da transformação digital no setor público. A tabela apresentada ilustra a forma como cada princípio da EFGD complementa e se alinha integralmente com os da ENGD , estabelecendo um alicerce para iniciativas que gerem políticas públicas inteligentes, eficazes, seguras, inclusivas e sustentáveis.
Esses princípios são a espinha dorsal de uma abordagem prática que visa promover uma governança responsiva e centrada no cidadão. Ao focar em desenvolvimento sustentável, transparência, inclusão digital e proatividade, tanto a EFGD quanto a ENGD reconhecem que a tecnologia e a inovação devem servir a todos. Assim, esta tabela representa um roteiro essencial para orientar iniciativas públicas voltadas à inclusão e sustentabilidade digital, com uma abordagem que preza pela eficiência e transparência.