Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
Contextualização
O Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho foi elaborado em substituição ao Guia de Boas Práticas, Orientações e Vedações para Contratação de Ativos de TIC - Versão 4, publicado em 23 de março de 2017, para contemplar as recomendações apresentadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) através do Relatório de Auditoria por Área de Gestão (RAG), que trata da avaliação da Governança e Gestão dos Ativos de TIC, no qual teve o foco em ativos de microinformática, envolvendo a gestão do parque instalado de desktops, notebooks e monitores dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) e do Relatório de Auditoria por Área de Gestão (RAG), que aborda a mesma temática especificamente no âmbito das Universidades Federais.
De acordo com o modelo, os órgãos e entidades do SISP devem seguir diretrizes relacionadas à efetividade no atendimento às necessidades de processamento de dados, segurança da informação e proteção à privacidade, disponibilidade na utilização dos recursos de tecnologia, sustentabilidade ambiental (TI verde), acessibilidade, ergonomia e eficiência energética. O Modelo também inova nas formas de disponibilização desses equipamentos que compõem a chamada infraestrutura computacional dos órgãos, ao possibilitar duas novas formas de provimento dos equipamentos além do modelo tradicional de aquisição de estações de trabalho. Assim, orienta-se também pelo fornecimento de infraestrutura computacional por meio da contratação de serviços de virtualização de estações de trabalho ou por meio da contratação de Estações de Trabalho como Serviço (PCaaS).
Espera-se, com a publicação do modelo, a racionalização do consumo energético por meio da adoção de equipamentos compactos e ultracompactos que possuam elevada eficiência no consumo de energia, além do aprimoramento da qualidade do gasto público na disponibilização de infraestrutura computacional de maior qualidade técnica por meio de diferentes modalidades de contratação.
Outra importante inovação trazida por este modelo é a apresentação de diferentes abordagens a serem consideradas pelos órgãos na definição de estratégias de sustentação da infraestrutura computacional, principalmente em relação ao ciclo de vida útil dos equipamentos e ao compartilhamento de recursos tecnológicos físicos ou virtuais aos usuários.
Principais Características do Modelo
O Modelo apresenta:
- Balizadores voltados para a efetividade no atendimento às necessidades de processamento de dados dos agentes públicos, disponibilidade na utilização dos recursos tecnológicos, segurança da informação e privacidade e sustentabilidade ambiental e eficiência energética;
- Diretrizes para o planejamento da contratação;
- Padronização do tempo de vida útil dos equipamentos;
- Estratégias de infraestrutura computacional;
- Monitoramento e gestão da infraestrutura computacional;
- Gerenciamento dos níveis de serviço;
- Tratamento dos principais riscos;
- Critérios de sustentabilidade ambiental;
- Critérios de acessibilidade e ergonomia; e
-
Modelo de planilha exemplificativa para o registro do dimensionamento da memória de cálculo da quantidade de equipamentos a serem contratados.
Formas de envio de Ofício à Secretaria de Governo Digital
A Portaria SGD/MGI nº 2.715, de 21 de junho de 2023, prevê 1 (uma) situação em que é necessário envio de ofício à Secretaria de Governo Digital (SGD):
1. Os órgãos e entidades poderão utilizar outros modelos de contratação desde que devidamente justificado pela área técnica, comunicado via Ofício e aprovado previamente pela Secretaria de Governo Digital - SGD.
As solicitações devem ser enviadas por meio de ofício endereçado à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, contendo a respectiva documentação, podendo ser enviado para o e-mail cgaat.sgd@economia.gov.br ou por meio do protocolo eletrônico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, conforme orientações disponíveis em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ministerio-da-gestao-e-da-inovacao-em-servicos-publicos.
Documentos Relacionados
- Portaria SGD/MGI nº 2.715, de 21 de junho de 2023 - Estabelece Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal (publicada no DOU).