O QUE É?
A Plataforma de Automação é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar os órgãos na transformação digital de seus serviços. Dentro do Portal gov.br existem centenas de serviços atualmente integrados à Plataforma de Automação, ampliando o acesso às políticas públicas e reduzindo os custos envolvidos na sua manutenção.
Para o cidadão: O processo de automação é transparente na Plataforma de Automação. Assim, basta o cidadão registrar uma solicitação no Portal gov.br que a plataforma realizará todo o trabalho necessário para automatizar o processo segundo as diretrizes do órgão ou entidade responsável pelo serviço.
Para o órgão ou entidade: Com a especificação adequada da automação, é esperada uma economia nos recursos da execução e atendimento do serviço. Para isso, é necessário realizar o acompanhamento e manutenção constantes para garantir o nível ideal de qualidade na operação do serviço.
Para registrar a solicitação, é necessário possuir uma conta nível Prata ou Ouro no gov.br.
PASSOS
Para solicitar a automação de um novo serviço na Plataforma de Automação, clique em Iniciar, logo acima, e faça o login em sua conta gov.br.
A solicitação será criada e o formulário de preenchimento será apresentado em seguida. Leia atentamente as orientações que serão apresentadas.
Em Contextualização do Serviço Público, preencha o nome do serviço, assim como a descrição do mesmo e se ele já possui uma página no Portal gov.br.
Em Responsáveis pelo Serviço Público, será necessário indicar o órgão/entidade e área responsável pelo serviço, assim como os responsáveis de negócio.
Em Grupos de Usuários e Estatísticas do Serviço Público, será necessário informar quais áreas serão beneficiadas com a automação deste serviço, além de informações sobre demanda atual de solicitações e quantidade de atendentes atual e o esperado para depois da automação.
Após preencher os dados acima, avance para a próxima etapa.
Em Especificações Detalhadas do Serviço Público, adicione informações detalhadas de como é o funcionamento atual do serviço e como deverá ser a automação do serviço.
Além disso, será necessário informar sobre os tópicos abaixo, quando aplicáveis:
- Tipo de solicitante (físico ou jurídico);
- Integrações;
- APIs Governamentais;
- Outras Integrações;
- Etapa de Pagamento;
- Dados Pessoais x LGPD;
- Distribiução do Processo;
- Assinatura Digital;
- Sazonalidade;
- Documento Personalizado;
- Documentação de Referência;
- Legislação Aplicável ao Serviço;
Após preencher os dados acima, avance para a próxima etapa e revise os dados da proposta.
Estando de acordo, envie a solicitação para análise.
Após o envio da proposta, a Coordenação Geral de Automação e Atendimento (CGATE/SGD) fará a análise de viabilidade da automação.
Caso as informações estejam confusas ou incompletas, o analista poderá solicitar ajustes ou enviar uma proposta de agenda de reunião para esclarecimentos de dúvidas ou ajustes do fluxo. Acesse as Minhas Solicitações através das orientações abaixo:
Aprovada a proposta, será negociado um cronograma com os responsáveis pelo serviço composto de:
- Reunião de diagnóstico: Será identificado o fluxo BPM, o formulário da solicitação, a obrigatoriedade dos campos, bem como as regras de tela e de negócio;
- Homologação parcial: Será mostrado o serviço na ferramenta e feita a validação;
- Homologação final: Será mostrado o serviço na ferramenta com foco nos ajustes solicitados na reunião de homologação parcial;
- Implantação: Será definida a data para disponibilizar o serviço para a sociedade, definido os usuários atendentes do serviço e definido o treinamento do serviço;
- Operação assistida: Será realizada uma agenda para alinhamentos finais e o dono/gestor do serviço poderá testar o serviço e reportar falhas ou melhorias para o ponto focal da implantação;