Atenção: Serão devolvidas todas as solicitações relacionadas a dificuldades na conta gov.br, aplicativo gov.br e assinatura gov.br. Este canal trata apenas da Plataforma de Automação de serviços. Para dificuldades na plataforma gov.br, acesse e.gov.br/solicitaratendimentogovbr
O QUE É?
O registro de um chamado para um serviço automatizado na Plataforma de Automação deve ser feito apenas nos casos específicos abaixo:
Erro: Defeito no serviço que impede ou atrapalha o seu funcionamento. Dentre eles:
- Erro em alguma integração;
- Erro em alguma API;
- Erro no roteamento de processos;
- Lentidão no acesso ao serviço;
- Outros erros;
Atenção: Os tipos de erros apresentados são apenas exemplos. A seleção de erros pode mudar com o tempo e serão ajustados dinamicamente na evolução da ferramenta.
O atraso no atendimento de um protocolo não constitui erro e deve ser tratado nos canais de atendimento do órgão ou entidade.
Para registrar a solicitação, é necessário possuir uma conta gov.br.
PASSOS
Para registrar um chamado na Plataforma de Automação, clique em Iniciar, logo acima, e faça o login em sua conta gov.br.
A solicitação será criada e o formulário de preenchimento será apresentado em seguida. Leia atentamente as orientações que serão apresentadas.
Os campos de Nome do(a) Solicitante e E-mail do(a) Solicitante serão preenchidos com a conta gov.br do solicitante. Preencha com os dados de Telefone e E-mail Institucional do solicitante. Selecione o Nome do Órgão na ferramenta de lupa e preencha o Nome do Serviço.
Em seguida, selecione o objetivo da solicitação (Erro), confirme os dados e avançe para a próxima etapa.
Em Dados de Solicitante, selecione o Tipo de Solicitante de acordo com a sua necessidade. Gestores de serviços devem selecionar a opção Analista do Serviço e cidadãos devem selecionar Solicitante/Cidadão.
Em Informações do chamado, selecione a categoria que melhor se adeque a sua necessidade em Tipo de Problema. Selecione o alcance do defeito e informe o detalhamento do chamado.
Adicione o número de protocolo das solicitações afetadas e clique em Adicionar Dados na Tabela + para cada uma.
Ao final, adicione anexos e observações no formulário da solicitação para facilitar o atendimento da equipe que fará a análise.
Quando finalizado o preenchimento dos itens, basta clicar em Enviar para Análise.
Após o envio, o analista da Coordenação Geral de Automação e Atendimento (CGATE/SGD) fará a análise da solicitação.
Caso as informações estejam confusas ou incompletas, o analista poderá solicitar ajustes ou detalhamento do pedido. Confira o andamento na página abaixo:
O resultado da análise será enviado para o e-mail do solicitante cadastrado na solicitação.