Visão geral da plataforma
Visão geral da interface da plataforma e seus recursos visuais
INTERFACE
Após realizar o login na instância do órgão ou entidade, a interface do sistema será apresentada. Abaixo, detalharemos os recursos disponíveis para utilização pelo operador.
Na parte superior direita da página, se encontram as informações do último login realizado na ferramenta e qual o usuário logado. Ao passar o cursor neste último, serão apresentadas as opções de Idiomas disponíveis e Sair.
Logo abaixo, se encontra a barra de ferramentas principal, com as abas Minha Área, Processos, Mensagens, Análises e Documentos.
A opção Minha Área representa a sua área de trabalho, onde será realizada a maior parte das atividades dos operadores. Dentro dela, se encontram as opções Minhas Pendências, Abertos, Geridos, Selecionados e Gráficos e, em baixo das abas, a lista de processos equivalente.
Cada uma das opções serão apresentadas abaixo:
- Minhas Pendências: Lista todos os processos pendentes para o operador logado, ou seja, todas as atividades que foram atribuídas a ele e que estão à espera de alguma ação;
- Abertos: Lista os processos abertos internamente pelo operador logado, caso se aplique para o serviço em questão;
- Geridos: Lista os processos para acompanhamento e para alteração de executor de etapa dos quais o operador atual é gestor;
- Selecionados: Lista processos que o usuário deseja acompanhar;
- Gráficos: Mostra a listagem de gráficos criados pelo operador logado na Área de Gráficos;
Quando um processo estiver disponível para tratamento do operador, ele será representado conforme abaixo:
Os parâmetros exibidos na pré-visualização do processo podem variar com as necessidades de cada serviço. Porém, os principais são:
- Número do Processo(#): Identificador único deste processo em toda a Plataforma de Automação;
- Número do Protocolo: Identificador do processo associado ao serviço em questão;
- Etapa: Nome da etapa em que se encontra atualmente o processo;
- Modelo: Nome do Modelo que representa a versão selecionada do serviço na Plataforma de Automação;
- Aberto por: Perfil que realizou a abertura do processo. O perfil utilizado para a integração com o Portal gov.br sempre será Cidadão;
- Etapa aberta em: Data e hora da abertura do processo;
- Limite: Limite definido pelo serviço para tratamento do processo;
IMPORTANTE: Quando é definido o SLA (Acordo de Nível de Serviço) do serviço em questão, os processos possuem um prazo para execução das etapas. Quando um processo fica com um realce vermelho na lista, significa que ele está atrasado e necessita de atenção urgente.
FLUXOS DO SERVIÇO
Cada serviço automatizado possui um Fluxo Principal de funcionamento, onde cada etapa é interligada de forma que represente o objetivo de negócio do órgão para este serviço:
Alguns serviços possuem um Fluxo Auxiliar que realiza alguma operação adicional de apoio ao Fluxo Principal do serviço.
Quando este Fluxo Auxiliar estiver disponível para o serviço e caso o operador logado possua a autorização necessária, ele estará disponível na opção Processos e Abrir. Cada fluxo poderá possuir funções diferentes para cada serviço automatizado e, ao abrí-lo, terá diferentes funcionalidades.