Composição
Onde encontrar?
O item Composição já vem na pasta principal dos sites institucionais.
- Após o login no site, clique em Conteúdo no menu superior da home.
- Na pasta, clique no item Composição:
Inserindo os conteúdos em "Composição":
Ao clicar em Composição, você tem acesso ao menu, no qual poderá inserir os seguintes itens Link, Pasta, Pessoa, Área, Página e Área.
- Os itens mais usados e que já atendem ao quesito transparência são Área e Pessoa.
- Dentro da pasta Composição, você pode inserir uma Área (Ex.:"Secretaria X", "Ministério Y"), assim como Áreas para cada secretaria, departamento ou diretoria, com suas respectivas Pessoas.
Adicionando o item Área:
- Em "Adicionar item", escolha o item Área e coloque o nome.
- Veja exemplo para o preenchimento dos campos:
- Nome: Secretaria X
- Descrição: Orienta os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas questões de TI.
- Competências: À Secretaria X compete atuar como órgão central; prestar apoio à governança de tecnologia da informação etc.
- Endereço / Horário de funcionamento: Esplanada dos Ministérios. Horário: das 8h às 18h.
- Botão Salvar.
Adicionando o item Pessoa:
Dentro da Área, você pode inserir Pessoa (autoridades da secretaria)
- Nome: nome completo da Autoridade.
- Nome da autoridade no sistema e-agendas: utilize o campo de pesquisa desse item para selecionar a autoridade cadastrada no sistema e-agendas
- Cargo Efetivo: utilize o campo de pesquisa desse item para selecionar o cargo efetivo (quando necessário) da autoridade cadastrada no sistema e-agendas
- Cargo em comissão ou função de confiança: utilize o campo de pesquisa desse item para selecionar o cargo em comissão da autoridade cadastrada no sistema e-agendas
- Descrição: Descreva as principais informações sobre a Autoridade, como minicurrículo, por exemplo.
- Telefone: xxxxxxxx
- E-mail: xxxxxxxx
- Foto: se houver
- Autoridade: marque para indicar que a pessoa é uma autoridade.
- Substituto: informe o nome do substituto desta pessoa, se houver.
Posso inserir mais um nível na Composição, como Coordenação?
Sim. Dentro da Área de cada departamento, insira mais uma Área: Coordenação X.
Dentro da Área Coordenação X, inserir o item Pessoa: (nome do Coordenador).
Como faz para exibir a Composição?
Em Composição, no item de menu Exibição, escolha o template que deseja. O Template de Cards e o Template de Estrutura são os mais utilizados.
Outra forma rápida para exibir o conteúdo do item Composição é por meio da funcionalidade Quem é quem. Veja a seguir como fazer isso.
Como criar o meu "Quem é quem"?
- Depois de criada a Composição, crie uma pasta com o nome Quem é quem (pode ser dentro do "Composição" ou de outra pasta, como "Acesso à informação ou Institucional).
- Em seguida, na aba "Visão" da pasta "Quem é quem", selecione o Template "Quem é quem".
- Dessa forma, todos as informações que foram inseridas na Composição serão exibidas automaticamente.