Notícias
ProPEN
Representantes do MGI promovem o ProPEN em eventos estaduais para gestores e prefeitos

As soluções do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foram apresentadas a gestores municipais do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso nesta quarta-feira (19/02). O programa integrou a programação de dois eventos estaduais, reforçando seu papel na modernização da administração pública.
No Encontro de Municípios Mato-grossenses 2025, promovido pela Associação Mato-grossense de Municípios, Fábio Sousa, coordenador de Apoio à Implantação do ProPEN, apresentou a iniciativa a prefeitos, vereadores, gestores públicos e estudantes. Durante sua participação, Sousa destacou as soluções oferecidas pelo ProPEN, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a plataforma Tramita GOV.BR, o Protocolo Integrado e o recém-lançado Módulo de Gestão Documental. Esta nova funcionalidade, disponibilizada pelo MGI a partir da versão 4.0 do SEI, facilita a rotina dos servidores na gestão documental, garantindo conformidade com normas arquivísticas. “Com o novo módulo, é possível realizar atividades essenciais como arquivamento, avaliação, contagem automática de prazos de guarda e eliminação de documentos”, ressaltou Sousa.
Já no Rio Grande do Norte, estado que já aderiu ao ProPEN, o diretor substituto de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão da Secretaria de Gestão e Inovação do MGI participou do Encontro com Secretarias da Administração Municipal do RN, organizado pela Secretaria de Estado da Administração (SEAD-RN). O evento reuniu secretários municipais e gestores das áreas de Compras Governamentais, Gestão de Ativos, Recursos Humanos e Tecnologia, consolidando a importância do ProPEN na cooperação entre entes municipais e estaduais.
Pedro destacou que o ProPEN representa um avanço fundamental para modernizar a gestão pública nos municípios, com a adoção de soluções como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), já utilizado pelo estado do Rio Grande do Norte, e a plataforma Tramita GOV.BR, que permite a integração de diferentes sistemas de processo eletrônico. “Nossa meta é oferecer ferramentas que tornem os processos administrativos mais eficientes, transparentes e acessíveis para os cidadãos”, destacou Pedro Moreira, diretor substituto de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão do MGI.
Sobre o ProPEN
Lançado em março de 2024, o ProPEN já conta com a adesão de dez estados: Amapá, Acre, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Maranhão, e segue em expansão para novos territórios. O programa visa levar as soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN) a estados e municípios, promovendo a digitalização e a eficiência administrativa.
Acesse a lista completa dos estados no Mapa de Adesão ao ProPEN em gov.br/propen e conheça as soluções do Processo Eletrônico Nacional em gov.br/pen.
*Foto: Aldecy Júnior