Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
ProPEN
A equipe do Processo Eletrônico Nacional (PEN), da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SEGES/MGI) realizou, nesta quarta-feira (22/1), a primeira reunião com Estados e município que já aderiram ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN). O encontro online reuniu representantes dos governos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além do município do Rio de Janeiro e da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do MGI.
O principal objetivo da reunião foi avançar na definição de métricas que servirão como base para a criação de um painel de monitoramento do ProPEN. O painel transformará as métricas levantadas em indicadores de fácil compreensão pela sociedade, como o ganho em eficiência administrativa (tempo gasto no trâmite de documentos entre diferentes órgãos), economicidade (valor economizado com a compra de folhas de papel e envio postal de documentos) e sustentabilidade (quantidade de folhas de papel economizadas e árvores preservadas).
Outros assuntos, como o lançamento das próximas versões do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Módulo de Acesso Externo gov.br e a importância de os entes federativos implementarem o módulo estatístico para coleta automatizada de dados também foram abordados no evento.
A coordenadora-geral de implantação de soluções em processo eletrônico da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão do MGI, Mariana Meirelles, agradeceu a colaboração dos participantes e ressaltou a importância do projeto. "As equipes de vocês trabalham muito. É fundamental que o ProPEN tenha visibilidade e gere os impactos desejados", ressaltou.
O diretor de informações, serviços e sistemas de gestão, Pedro Moreira, também reforçou o compromisso do MGI. "Estamos nos esforçando para viabilizar soluções modernas, confiáveis e integradas, garantindo que vocês tenham suporte em todo o processo."
Em 2025, a rede do ProPEN deve realizar também a primeira reunião presencial com representantes dos estados aderentes. Até o momento, nove estados já aderiram ao programa e outros nove estão em processo de implantação para utilizar as soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN), como o SEI e o Tramita GOV.BR.
Sobre o programa
O ProPEN foi lançado em março de 2024, para impulsionar a transformação digital e a modernização da gestão pública nacional por meio da expansão das soluções de processo eletrônico para os estados, o Distrito Federal e os municípios. Saiba mais em gov.br/propen.