Notícias
Atualização urgente
Suporte técnico para SEI anterior à versão 4.0 se encerra em 30 de abril de 2024
Prezados usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI),
Informamos que, a partir de 1º/05/2024, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não fornecerá mais suporte técnico para versões anteriores à 4.0 do SEI para órgãos e entidades da Administração Pública Federal e os demais atendidos pelo Processo Eletrônico Nacional (PEN).
A decisão se baseia no fato de que a versão 4.0 do SEI proporciona recursos mais avançados em termos de segurança e performance. Com isso, a partir de maio, nosso suporte técnico - disponibilizado através do Portal de Serviços da Central de Atendimento do MGI - deixará de atender questões referentes à versão 3.1.7 do sistema ou anteriores, e será direcionado para atender, exclusivamente, os órgãos e entidades que utilizam as versões mais atualizadas, a partir da versão 4.0.
O Coordenador-geral de Sistemas de Processo Eletrônico da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Higo Cavalcante, alerta para a importância da atualização das versões do sistema. "A medida visa coibir a utilização de soluções com tecnologias defasadas, o que representa riscos à segurança dos dados e maior ônus para as equipes de sustentação para manter versões antigas dos componentes estruturais dos sistemas. A versão 3 do SEI, por exemplo, data de 2016 e as atualizações posteriores dessa versão - até 2021 - não abordaram essas evoluções bastante significativas", explica.
Nesse sentido, recomendamos aos gestores do SEI de órgãos que utilizam versões defasadas que iniciem o quanto antes as atividades necessárias à atualização para as versões mais recentes, disponíveis no portal do PEN. Para isso, basta preencher este formulário. É importante ressaltar que o código-fonte do SEI é mantido em repositório restrito e apenas usuários habilitados, que tenham assinado o Termo de Compromisso de Sigilo ou o Termo de Ciência de Sigilo referente a seu órgão, poderão acessar.
Lembramos - ainda - que, por força do Acordo de Cooperação Técnica nº 458, firmado entre o MGI e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em junho de 2023, os atendimentos aos órgãos da Administração Pública Federal são realizados pela equipe do PEN e do MGI, por meio da Central de Atendimento.
Para mais informações, acesse:
- Novidades do SEI e outras soluções do PEN: gov.br/pen
- Suporte técnico para o SEI e soluções do PEN: cadastre-se no Portal de Serviços da Central de Atendimento: https://portaldeservicos.gestao.gov.br/. FAQ e informações sobre a Central de Atendimento: gov.br/centraldeatendimento
Agradecemos a compreensão e colaboração