Notícias
ATUALIZAÇÃO
PEN reestrutura repositórios da plataforma Tramita GOV.BR
Ao longo dos próximos meses, você que utiliza o Tramita GOV.BR para remeter processos ou documentos eletrônicos para outros órgãos poderá notar algumas diferenças na hora de realizar um trâmite. O motivo? Estamos revisando a organização dos repositórios de estruturas organizacionais, que são os agrupamentos de unidades administrativas criados para facilitar a localização dos destinatários de seus envios.
Vamos entender um pouco melhor?
A plataforma Tramita GOV.BR é composta por vários repositórios de estrutura, compostos de órgãos e entidades. Durante a utilização da plataforma, é por meio desses repositórios que os usuários localizam a unidade para o envio de um trâmite. E, após análise dos repositórios, constatamos a necessidade de melhorar alguns aspectos da governança da plataforma:
- Identificamos a importância de unificar repositórios, melhorar o padrão de nomenclatura e outras melhorias.
Como isso me afeta?
Os Gestores de Protocolo dos órgãos/entidades que serão migrados de um repositório para outro serão comunicados antecipadamente a respeito da mudança. Portanto, será preciso um pouco de paciência neste momento inicial. Ao realizar a migração, apenas o ID do repositório é mudado, e todas as demais configurações (gestores, mapeamento, sistemas etc.) são mantidas. Vale lembrar que apenas administradores podem realizar a migração de órgãos e de entidades na plataforma.
O projeto de reestruturação foi iniciado pelo Poder Judiciário, mais especificamente pela Justiça do Trabalho. O objetivo final é que todos os órgãos do Judiciário estejam no repositório “Poder Judiciário (Em Construção)”. Enquanto é realizada a migração, os outros repositórios permanecem existindo na plataforma, até serem inativados.
Como identificar o repositório da unidade para qual quero fazer o envio?
Caso tenham dúvida para identificar qual o repositório da unidade de destino, a orientação é utilizar a funcionalidade “Consultar Unidades Administrativas”, acessível pela página de acesso do Portal de Administração ou diretamente pela URL:
Essa pesquisa é acessível por qualquer usuário da plataforma, gestor de protocolo ou não.
Estamos trabalhando para que a reestruturação afete o mínimo possível os usuários na utilização da plataforma.
Melhorar o Tramita GOV.BR também depende de uma melhor organização.
Contamos com a compreensão de todos.
Então, #BORAORGANIZAR?