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#BORATRAMITAR
2º Webinar destaca novas funcionalidades das versões 3.6.1 e 3.6.2 do módulo de interoperabilidade do SEI com Tramita GOV.BR
O 2º Webinar #BORATRAMITAR contou com mais de 200 participantes e apresentou as novas funcionalidades das versões 3.6.1 e 3.6.2 do módulo de interoperabilidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com a plataforma Tramita GOV.BR. A atualização, lançada em abril, é compatível com as versões 4.1.1 e 4.1.2 do SEI. O evento foi organizado pela Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nesta terça-feira, 18/06.
Duas novas funcionalidades foram o foco do evento: o Bloco de Trâmite Externo e o Mapeamento de Envio Parcial.
Bloco de Trâmite Externo
Esta funcionalidade, consiste em uma evolução natural do Envio em Lote, que permite a criação de blocos com até 100 processos para envio a um mesmo destino, aumentando a eficiência da tramitação. As vantagens incluem melhor organização dos processos por destino e a otimização do envio de múltiplos processos por meio de blocos pré-configurados.
Mapeamento de Envio Parcial
Agora, uma unidade pode enviar apenas novos documentos ao realizar um novo trâmite, em vez de enviar todos os documentos novamente. Essa funcionalidade está disponível desde versões mais antigas do módulo. Contudo, a partir desta atualização, o próprio Gestor de Protocolo é responsável por realizar os mapeamentos. Isso proporciona maior independência em relação ao setor de TI do órgão, otimiza o processo de tramitação e oferece mais controle ao Gestor de Protocolo.
Ao abrir o webinar, Pedro Moreira, Coordenador-Geral de Soluções Negociais em Processo Eletrônico, destacou a robustez e inovação da plataforma, que integra diversas soluções de processos administrativos eletrônicos em qualquer ente federativo. "A solução está amadurecendo rapidamente, com um aumento no volume de trâmites bem-sucedidos e o desenvolvimento de novas funcionalidades que agilizam os processos, garantindo a integridade do processo eletrônico e a autoria dos documentos”.
Moreira adiantou uma das novidades que é uma nova evolução que permitirá a interoperabilidade entre vários sistemas adotados por diferentes órgãos da federação, além dos 16 sistemas que já estão integrados à plataforma.
“O Tramita permite que todos possamos dialogar, iniciando um processo administrativo no MGI e enviando-o a um município, sem precisar gerar PDFs ou enviar documentos físicos por malote, como ainda acontece, destacou Pedro Moreira.”
Vinicius Mendonça, chefe da Divisão de Interoperabilidade em Processo Eletrônico e Gestor Negocial do Tramita, respondeu as dúvidas dos participantes e ressaltou que o webinar tem o objetivo de tornar mais compreensível o uso do sistema e incentivar o uso da plataforma. “O Tramita é economia e nós sempre mostramos as funcionalidades e reiteramos os benefícios de usar a plataforma para que o Tramita GOV.BR seja cada vez mais utilizado por toda a administração pública.
Os participantes puderam tirar dúvidas, explorar as ferramentas da plataforma, e interagir com a equipe gestora do Tramita GOV.BR. Eles também foram informados sobre o canal de comunicação oficial, a Central de Atendimento do MGI; e da importância de todos gestores participarem da Comunidade dos Gestores do Tramita GOV.BR, onde são divulgadas novidades da plataforma e local de troca de informações e conhecimento.
1º Webinar #BORATRAMITAR
O primeiro webinar, realizado em fevereiro de 2024, atraiu mais de 100 gestores do Tramita GOV.BR, que aprenderam sobre as novidades da versão 3.5.0, com foco na funcionalidade de Mapeamento de Tipos de Processos.
Confira a gravação do 2º Webinar