Notícias
Processo Eletrônico para Todos
Soluções do PEN são apresentadas para gestores de Estados e Municípios
As soluções do Processo Eletrônico Nacional (PEN) foram apresentadas em cinco eventos realizados, em junho, em quatro Estados e no Distrito Federal. As palestras fazem parte da estratégia de nacionalização do PEN, com o objetivo de apresentar e levar as soluções do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para todo o país.
A primeira palestra foi realizada em Belo Horizonte (MG), no dia 2 de junho, no 8º Encontro do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste – COSUD.
No Distrito Federal, a palestra Processo Eletrônico para Todos fez parte da programação do VIII Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, realizado de 13 a 15 de junho. Mais de 40 gestores acompanharam o evento e tiraram dúvidas sobre a adesão e implantação das cinco soluções: Sistema Eletrônico de Informações (SEI); o canal de atendimento Protocolo GOV.BR; a plataforma de envio e recebimento de documentos entre diferentes sistemas, o Tramita GOV.BR; o Número Único de Protocolo (NUP) e o sistema de Protocolo Integrado.
Já nos dias 15 e 16 de junho, a titular da Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão, da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Priscila Cabral, mostrou o ecossistema do PEN e as soluções no 126º Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração, em Manaus (AM).
O Processo Eletrônico também fez parte da programação do Summit Cidades 2023, nos dias 26 e 27 de junho, em Florianópolis (SC) e no evento de lançamento do Programa de Governo Digital “RJ Digital - Municípios”, nos dias 29 e 30 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).
A missão, segundo a diretora Priscila Cabral, é mostrar o papel e a relevância da transformação digital a partir da implantação do conjunto de soluções de processo eletrônico.
“Após todas essas apresentações é notável a mudança de percepção dos gestores de outros Estados e Esferas em relação ao Processo Eletrônico Nacional. O SEI é a solução que a grande maioria conhece, até por ser a principal solução a partir da recente parceria com o Tribunal Regional Federal da 4a Região, mas não é a única. Temos outras quatro soluções que podem ajudar Estados e Municípios a fazer a gestão dos processos eletrônicos com mais eficiência, agilidade e transparência”, resumiu.
Sobre o Processo Eletrônico Nacional
O Processo Eletrônico Nacional – PEN é uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico, que tem hoje cinco soluções de processo eletrônico, além de módulos desenvolvidos para melhorar o desempenho da gestão processual, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos.
A gestão do PEN é da competência da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, coordenado pela Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão (DTGES).
Saiba mais em gov.br/pen.