Notícias
TRAMITA GOV.BR
Portal de Administração do Tramita GOV.BR tem novas funcionalidades
Está disponível para os Gestores do Tramita GOV.BR uma versão atualizada do Portal de Administração com algumas novidades.
Confira na lista abaixo:
- No Portal de Administração do PEN, foi corrigido o filtro de data final do Painel de Controle. A data cadastrada nesse campo agora é considerada para exibir os resultados. Por exemplo: uma busca com data inicial “10/10/2023” e Data Final “16/10/2023”, são recuperados todos os trâmites realizados do dia 10/10 até o 16/10.
-
Foi corrigido erro que ocorria ao se desvincular um sistema, em que automaticamente eram desvinculadas as unidades mapeadas de outros sistemas, sendo necessário realizar todo o mapeamento novamente (Gestão do Tramita.GOV.BR – Sistemas). OBS: Esse erro ocorria apenas se o órgão possuía mais de um sistema vinculado;
- Foi adicionado novo parâmetro para consultar as hipóteses legais da plataforma por meio da API. Com esse parâmetro, apenas serão retornadas as hipóteses legais ativas.
-
Foi realizada melhoria no campo de busca "Órgão/Entidade", na funcionalidade de Gestão do Tramita.GOV.BR. Anteriormente, os resultados da pesquisa consideravam acentuação e letras minúsculas ou maiúsculas, o que passou a ser desconsiderado. Por exemplo: Os nomes: agência, agencia, Agência, Agência, ou AgEnCiA passam a ser considerados idênticos ao se realizar uma busca.
-
Em "Administração - Sistemas de Processo Eletrônico", ao se clicar em "Gerar Certificado" e em seguida se realizar o download do certificado gerado, o Portal registrará duas informações importantes: "Data da Geração" (do certificado) e "Gerado por" (Quem gerou o certificado).
-
Em Painel de Controle, após selecionar o trâmite desejado e clicar no IDT, um menu é exibido abaixo da tabela. Na primeira aba, “Informações”, foram incluídos novos metadados: “Tipo”, “Descrição” e “Nível de Acesso”.
Saiba mais sobre o Portal do Tramita
A plataforma Tramita GOV.BR é composta de três subprodutos:
1. Portal de Administração
2. API
3. Solução de Integração (No caso do SEI, a integração é realizada por meio de um módulo). .
API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de regras e protocolos que permite a comunicação entre diferentes softwares. Ela funciona como uma ponte que permite que diferentes aplicativos, plataformas ou sistemas interajam uns com os outros de maneira padronizada. Através de uma API, um sistema pode solicitar informações ou executar ações em outro sistema, simplificando o acesso a recursos e funcionalidades específicas.
Os órgãos/entidades que estão em processo de implantação ou já implantaram a plataforma, acessam a API por meio dos seguintes endereços utilizando o certificado gerado no Portal de Administração (outro subproduto da Plataforma):
Homologação: https://homolog.gestaopen.processoeletronico.gov.br/
Produção: https://api.conectagov.processoeletronico.gov.br/
Ainda ficou com dúvidas?
Em caso de dúvida, abra um chamado na Central de Atendimento do PEN, no endereço: https://portaldeservicos.economia.gov.br.