Notícias
Tramita GOV.BR
Portal de Administração do Tramita GOV.BR tem novas funcionalidades
Está disponível para os Gestores da plataforma Tramita GOV.BR uma versão atualizada do Portal de Administração , com novas funcionalidades . Abaixo, destacamos as principais novidades d est a atualização :
-
O Portal apresentava tela de erro em caso de expira ção d a sessão do usuário . Com a nova versão , este comportamento foi tratado e o usuário será redirecionado à página inicial do Portal quando sua sessão expirar .
-
Com a nova versão, o sistema que participou do trâmite será apresentado na tela de Painel de Controle mesmo que se “desmarque” ou inative posteriormente a unidade do sistema, preservando-se, assim, o histórico dos trâmites para o Gestor de Protocolo.
Antes
Agora
- Foi corrigido, ainda, o erro de exibição repetida de vários Sistemas na Tela “Sistemas de Processo Eletrônico”. A falha ocorria com usuários com perfil Gestor de Protocolo e com o mesmo sistema vinculado em vários órgãos (instâncias multiórgãos).
Antes
Agora
- Agora, o Gestor de Protocolo receberá, no e-mail de acesso ao ambiente de Homologação ou Produção, o Número e o Nome do Repositório ao qual seu órgão está vinculado.
Na funcionalidade “Painel de Controle”, foram incluídas informações adicionais à aba Componentes Digitais, vinculadas ao Índice de Trâmite - IDT. Essas informações são:
- Espécie (Ofício, memorando etc.);
- Nível de Restrição (Público ou Restrito);
- Avulso (Documento Avulso Sim ou Não);
- Tamanho de cada componente digital formatado em KB, MB ou GB de acordo com o seu tamanho;
- O tamanho total dos componentes digitais do trâmite.
Saiba mais sobre o Tramita GOV.BR
A plataforma Tramita GOV.BR é composta de três subprodutos:
1. Portal de Administração
2. API
3. Solução de Integração (No caso do SEI, a integração é realizada por meio de um módulo). .
API (
sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos
) é um conjunto de regras e protocolos que permite a comunicação entre diferentes softwares. Ela funciona como uma ponte que permite que diferentes aplicativos, plataformas ou sistemas interajam uns com os outros de maneira padronizada. Através de uma API, um sistema pode solicitar informações ou executar ações em outro sistema, simplificando o acesso a recursos e funcionalidades específicas.
Os órgãos/entidades que estão em processo de implantação ou já implantaram a plataforma, acessam a API por meio dos seguintes endereços utilizando o certificado gerado no Portal de Administração (outro subproduto da Plataforma):
Homologação:
https://homolog.gestaopen.processoeletronico.gov.br/
Produção:
https://api.conectagov.processoeletronico.gov.br/
Ainda ficou com dúvidas?
Em caso de dúvida, abra um chamado na Central de Atendimento do PEN, no endereço:
https://portaldeservicos.economia.gov.br
.