Notícias
Novidade
Novo parâmetro na API do Tramita GOV.BR: Envio parcial de trâmite
Acaba de ser lançada pelo PEN atualização da API do Tramita GOV.BR, versão 3, que possibilitará tramitar somente os novos documentos gerados no processo, em caso de novos trâmites por meio da plataforma. Em outras palavras, após o primeiro envio, o sistema não mais reenviará todos os documentos do processo, mas tão somente acrescentará os que foram produzidos.
Veja a imagem a seguir para compreender o novo funcionamento:
Esta atualização gera uma significativa melhoria da performance do Tramita GOV.BR, porque diminui consideravelmente a quantidade de dados trafegados pela plataforma. Além disso, ajuda a solucionar o problema de hash (que é o código de verificação da integridade dos documentos) enfrentado por alguns usuários ao reenviar os processos.
Como posso obter a atualização?
A atualização foi realizada apenas na versão 3 da API.
Para aqueles órgãos que utilizam o SEI , a melhoria já está disponível na versão 3.3.0 do Módulo de Integração do Tramita GOV.BR ao SEI, que pode ser acessada no link: https://github.com/supergovbr/mod-sei-pen/releases/tag/3.3.0 .
Para realização do envio parcial é necessário configurar o módulo conforme a documentação disponível no README: https://github.com/supergovbr/mod-sei-pen/blob/master/docs/INSTALL.md#49-erro-de-valida%C3%A7%C3%A3o-de-hash-de-documentos-ao-reenviar-processos-pelo
Outros sistemas ( SUAP, SIPAC ETC .)
Os órgãos ou entidades que utilizam outros SPE precisam se adequar a esse parâmetro . C lique aqui para mais detalhes .
Saiba mais sobre o Tramita GOV.BR
A plataforma Tramita GOV.BR é composta de três subprodutos:
1. Portal de Administração
2. API
3. Solução de Integração (No caso do SEI, a integração é realizada por meio de um módulo). Essa atualização impacta dois desses subprodutos: API e solução de integração.
API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de regras e protocolos que permite a comunicação entre diferentes softwares. Ela funciona como uma ponte que permite que diferentes aplicativos, plataformas ou sistemas interajam uns com os outros de maneira padronizada. Através de uma API, um sistema pode solicitar informações ou executar ações em outro sistema, simplificando o acesso a recursos e funcionalidades específicas.
Os órgãos/entidades que estão em processo de implantação ou já implantaram a plataforma, acessam a API por meio dos seguintes endereços utilizando o certificado gerado no Portal de Administração (outro subproduto da Plataforma):
Homologação: https://homolog.gestaopen.processoeletronico.gov.br/
Produção: https://api.conectagov.processoeletronico.gov.br/
Ainda ficou com dúvidas?
Em caso de dúvida, abra um chamado na Central de Atendimento do PEN , no endereço/link: https://portaldeservicos.economia.gov.br .