Notícias
Tramita GOV.BR
Portal de Administração do Tramita GOV.BR tem novas funcionalidades
Está disponível para os Gestores da plataforma Tramita GOV.BR uma versão atualizada do Portal de Administração com algumas novidades. Abaixo, destacamos as principais novidades da nova versão:
- A nova funcionalidade "Consultar Unidades Administrativas" permitirá a todos os usuários da plataforma acessar informações sobre as unidades mapeadas por qualquer órgão ou entidade. Essa atualização garante maior autonomia e descentralização, uma vez que anteriormente essa informação estava restrita apenas aos gestores de protocolo. Agora, todos os usuários podem se beneficiar desse recurso, tornando o processo mais ágil e transparente. Acesse o vídeo: https://youtu.be/rAnhcV5EVzQ
- Os Gestores da Plataforma possuem autonomia para gerar relatórios por meio da funcionalidade Painel de Controle. Após o preenchimento dos filtros desejados, agora é possível realizar a exportação do resultado em dois formatos: pdf e excel. Acesse o vídeo: https://youtu.be/cgfJeNiAWqM
- A nova funcionalidade “Painel de controle e reformulação dos filtros” dá a opção de visualização de até 50 registros em todas as telas do Portal de Administração;
- Além de ajustes nos filtros na funcionalidade Painel de Controle, o Gestor de Protocolo o que possibilita maior flexibilidade para consultar os trâmites realizados pelo seu órgão/entidade. Acesse o vídeo - https://youtu.be/_frXGwi13tA
Saiba mais sobre o Tramita GOV.BR
A plataforma Tramita GOV.BR é composta de três subprodutos:
1. Portal de Administração
2. API
3. Solução de Integração (No caso do SEI, a integração é realizada por meio de um módulo). .
API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de regras e protocolos que permite a comunicação entre diferentes softwares. Ela funciona como uma ponte que permite que diferentes aplicativos, plataformas ou sistemas interajam uns com os outros de maneira padronizada. Através de uma API, um sistema pode solicitar informações ou executar ações em outro sistema, simplificando o acesso a recursos e funcionalidades específicas.
Os órgãos/entidades que estão em processo de implantação ou já implantaram a plataforma, acessam a API por meio dos seguintes endereços utilizando o certificado gerado no Portal de Administração (outro subproduto da Plataforma):
Homologação: https://homolog.gestaopen.processoeletronico.gov.br/
Produção: https://api.conectagov.processoeletronico.gov.br/
Ainda ficou com dúvidas?
Em caso de dúvida, abra um chamado na Central de Atendimento do PEN, no endereço: https://portaldeservicos.economia.gov.br.