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COMUNICADO TRAMITA.GOV.BR
Cancelamento automático de trâmites
Prezados Gestores do Tramita.GOV.BR,
Há algumas semanas, identificamos um erro transitório na plataforma
Tramita.GOV.BR
, em que era exibida a mensagem
"Erro desconhecido: não há espaço disponível".
Para melhorar a experiência dos usuários, a infraestrutura da plataforma foi redimensionada e a Gestão do PEN estabeleceu uma nova regra para preservar a capacidade de resposta da solução: caso um determinado trâmite complete 8 (oito) dias corridos sem qualquer mudança de status até o status 4 - “Arquivos digitais recebidos pelo destinatário” (ou seja, quaisquer trâmites parados no status 1, 2, 3 ou 4), este será automaticamente cancelado e receberá o status 10 - “Cancelado Automaticamente”.
Em função desta nova regra, pedimos a
TODOS os Gestores de Protocolo de órgãos ou entidades com a plataforma implantada
que acessem o seguinte endereço:
https://gestaopen.processoeletronico.gov.br/
e siga o passo-a-passo abaixo:
No Portal, procure o menu
Administração
e clique na funcionalidade
Painel de Controle
(vide imagem abaixo):
Na tela da funcionalidade
Painel de Controle
, aplique os seguintes filtros:
• Marque
Escolher SPE
e procure o SPE do seu órgão na combo;
• Marque a opção
SPE de Origem
(Localizar apenas trâmites que o seu órgão é a origem);
• Em seguida, clique em
Gerar Painel de Controle;
• Após a apresentação de todos os trâmites do órgão ou entidade, o usuário deve selecionar o status
10 - Cancelado Automaticamente
acima da tabela.
Após
identificar
TODOS
os trâmites com status 10, o Gestor de Protocolo deve alinhar com os usuários internos de seu órgão os procedimentos de reenvio destes processos por meio da Plataforma.
Será necessário verificar se o processo está
bloqueado
ou não no sistema.
Caso continue nessa situação, o usuário deverá clicar na funcionalidade
Cancelar Tramitação Externa*
(vide imagem abaixo) para que o processo seja desbloqueado e permita um novo envio.
*
O exemplo citado é apenas aplicável em usuários dos sistemas SEI ou Super.GOV.BR. No caso de outros sistemas, é importante verificar com o órgão gestor ou a equipe de técnica como é feito o desbloqueio e reenvio do processo ou documento avulso.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, recomendamos entrar em contato com a Central de Atendimento do PEN por meio do endereço
https://portaldeservicos.economia.gov.br/
.
O Processo Eletrônico Nacional está sempre trabalhando para melhorar a prestação de serviços aos nossos usuários.
Agradecemos o apoio e a compreensão de todos.
Atenciosamente,
Equipe Processo Eletrônico Nacional