Notícias
ACESSIBILIDADE
Processo Eletrônico promove capacitação no Instituto Nacional de Educação de Surdos
Em uma parceria inédita, o Processo Eletrônico Nacional (PEN) do Ministério da Economia capacitou 18 de servidores, com deficiência, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) do Ministério da Educação. O curso realizado no final de setembro, no Rio de Janeiro, contou com o apoio de intérpretes de libras do próprio instituto para compartilhar conhecimento sobre o uso de sistema de processo eletrônico. A iniciativa torna mais eficiente a gestão de processos administrativos e a tramitação de documentos nos órgãos públicos.
Ao todo, foram mais de 16 horas, em quatro dias de treinamento, para capacitar servidores e colaboradores estratégicos, que são responsáveis por multiplicar o conhecimento de forma acessível e inclusiva para todos os integrantes do instituto. Além deles, cadeirantes e pessoas com baixa visão também participaram do curso.
O INES atende a cerca de 600 alunos, da Educação infantil ao ensino profissionalizante, que ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho. O objetivo do treinamento era apresentar todos os recursos e ferramentas da solução digital de forma inclusiva para todos os públicos envolvidos.
A capacitação para a implantação ou uso de sistema de Processo Eletrônico é realizada por meio de ações do Departamento do Processo Eletrônico Nacional, com a promoção de cursos presenciais e on-line que estão disponíveis na plataforma digital da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP).
Processo Eletrônico
O PEN é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura de processos e documentos administrativos eletrônicos para a melhoria do desempenho da gestão de processos do setor público.
O Processo Eletrônico estimula práticas inovadoras nos órgãos públicos, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos, ao eliminar o uso de papel e possibilitar a troca de informações em tempo real.
Acesse gov.br/pen e saiba mais.