Notícias
100% Digital
Barramento de Serviços chega a marca de 128 órgãos e entidades implantados
A Universidade Federal Fluminense finalizou a implantação do Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e agora faz parte da lista de 128 órgãos e entidades que já utilizam a solução. Outros 71 órgãos/entidades estão em processo de implantação.
O Barramento começou a ser utilizado em grande escala em janeiro de 2019. Até setembro de 2022 foram realizados mais de 630 mil trâmites (processos e/ou documentos avulsos).
O Barramento é uma plataforma pública de comunicação digital, desenvolvida e mantida pelo Departamento do Processo Eletrônico em Rede da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. Essa plataforma permite o trâmite de processos administrativos eletrônicos ou documentos avulsos entre os diversos sistemas existentes tais como Super.GOV.BR, SEI, Sistema AGU de Inteligência Jurídica (SAPIENS), Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC Protocolo), Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), dentre outros.
Quem pode aderir
Órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário das esferas municipal, estadual, federal ou distrital, além do Ministério Público e Tribunal de Contas.
Como aderir
Para iniciar o processo de adesão, é preciso solicitar o cadastramento dos usuários responsáveis pela gestão do barramento no órgão/entidade, no site: https://homolog.gestaopen.processoeletronico.gov.br/solicitarCadastroComite.
A partir dessa solicitação, a equipe técnica do Departamento do Processo Eletrônico Nacional (DTPRO) iniciará o processo de avaliação e, alcançados os requisitos mínimos o acesso do órgão/ entidade é liberado.
Clique aqui e acesse a lista completa de quem já utiliza o barramento de serviços do PEN.
Saiba mais em gov.br/pen.